Publicação esporádica para se perder como inútil mugido de vaca.

20 de janeiro

20/01/16

São mais de três milhões de toques e mais de 510 mil palavras nas 1356 crônicas publicadas durante esses 18 anos e meio e, mesmo assim, nunca se publicou uma crônica num dia 20 de janeiro. Seja esta, então, a primeiríssima. Às vezes, me divirto com dados estatísticos calculados por um software. Depois daqueles "mais de três milhões" de caracteres seguem-se pormenores sem fim em uma longuíssima lista de dados absolutamente inúteis. A vírgula é o sinal mais usado - somam quase 54 mil e representam 8,66% do total. O ponto vem a seguir, com pouco mais de 34 mil ou 5,47% e só depois aparece a primeira palavra, a preposição "de", usada quase 23 mil vezes ou 3,63% e a listagem segue assim por mais de 39 mil itens!

Hoje é feriado aqui nesta cidade. Coerente com um jeito carioca de ser, o Rio de Janeiro comemora (sem trabalhar) o "seu dia" duas vezes: hoje, por ter São Sebastião como padroeiro, aquele santo quase pornográfico das igrejas católicas ("salvo" sempre por um paninho providencial) e de novo em primeiro de março, o dia da fundação da cidade.

Pela enésima vez me vejo em busca de assunto para uma crônica, alheio à chuva quase ininterrupta dos últimos dias, aos temas escolhidos nas redações para, assim como faço, preencher o noticiário nesta época de férias gerais dos poderosos, indiferente à sensações instantâneas de estar em outra cidade de tanto ouvir espanhol nas conversas dos passantes, perplexo com a ausência de alegria nos semblantes de quem passa e ainda, apático ante a quantidade absurda de cidades brasileiras com o mesmíssimo santo por padroeiro e descrente de tais padrinhos, procuro em vão algo a motivar uma crônica de nada, mas nada.

Neste dia, 20 de janeiro, em 1920, nascia Federico Fellini. Em 1554, Dom Sebastião, rei de Portugal, aquele da lenda do Sebastianismo.

Wed, 20 Jan 2016 10:54:12 -0200

Gostei muito muito muito. Sempre fico impressionada com sua habilidade para descrever e sintetizar. Tudo ao mesmo tempo.
Também tô pasma com a quantidade de cidades com o mesmo padroeiro. Tem um link zoado: aqui, "Sebastianismo" remete a esta mesma página de email; no site, remete a nada.
Bjs

      sem assinatura

Que bom!
No e-mail não funciona além de levar ao site. No site, se deixar o ponteiro do mouse em cima por alguns segundos, aparecerá uma explicação. É um recurso novo, que aprendi com o Vi e tenho usado nas últimas crônicas, mas já estou em dúvida se continuarei a empregar.


Wed, 20 Jan 2016 17:42:01 -0200

1356 Cronicas....
É um número impressionante....
39 mil ítens...

E no meio de tantos eventos...
Você elegeu um certo Federico Felini
O tal que destampou a minha cabeça.

Sim, que sorte termos sido contemporâneos
de um certo Federico...
Muda tudo.

bjo... Mermão

      sem assinatura

Eu garanto, muita sorte!
E viva Fellini!

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457407.91878.1357