autorretrato 

44 Aleluias

06/01/15

Foi uma tentativa ficcional frustrada onde se imaginava um pai, um escrivão cartorial e a escolha de um nome para uma recém-nascida, é óbvio, fora da cena. O nome escolhido pelo pai era rejeitado no cartório: Aleluia. A historinha apareceu aqui, há exatos cinco anos, e contava a disputa entre o pai e o escrivão por causa do nome escolhido. O oficial de registro, supostamente, queria a proteger a criança de eventuais gozações e provocações futuras devidas ao nome.

Creio ter acrescentado, na época, a nosso rol de prenomes de brasileiros, Alegria, filha de Martinho da Vila, e o espanto com este nome teria originado a cena no cartório. O espanto com a senhora Alegria teria dado origem à senhorita Aleluia. Hoje, ao reler o texto mal resolvido e com a experiência de quase vinte mil nomes na lista, corri a procurar pessoas porventura batizadas com tal nome e, para meu espanto, encontrei pelo menos 44 Aleluias!

Se estiver pensando em conferir, aviso que em casos assim, nomes também usados como substantivos comuns, os mecanismos de procura específica por pessoas são mais eficazes que os grandes buscadores. Contei as 44 Aleluia com diferentes sobrenomes no Telelistas. A procura no Google não trouxe nenhuma pessoa com tal nome nas primeiras páginas, em vez disto mostrava canções chamadas Aleluia, emissoras de rádio, jornais e editoras com tal nome, e assuntos religiosos. Caso queira conferir na Telelistas, use o segundo campo: 'NOME' e não o primeiro, 'PALAVRA-CHAVE'.

Atualmente olho a listagem e chego a duvidar da existência de alguns nomes postos ali por mim ou, se colaboração, conferidos como se disse acima. Os nomes ímpares, para os quais não achei outro igual, aparecem com sobrenomes.

Um viva às senhoras e senhoritas chamadas Aleluia, sem falar de Prodamor ou Estratela e muitos, muitos mais.

Tue, 6 Jan 2015 12:12:19 -0200

Li e gostei muito da história de Aleluia, lamento que tenha sido tão curta. Sim, uma das filhas de Martinho da Vila (seu nome de registro é Martiniano) se chama Alegria, outra se chama Martinália (o que me parece maldição) e, talvez por motivos mercadológicos, trocou uma letra por um apóstrofo e se apresenta como "Mart'nália".

Entre 1975 e 1977 dei aulas em uma pequena escola judaica, onde tive uma aluna chamada Allegra e outra Dorit.

Gustavo

O tamanho dos textos foi fixado, há muito tempo, em cerca de 300 palavras equivalentes a mais ou menos 1800 caracteres. Antes não tinha parâmetro e cheguei a mandar alguns com mais de 800 palavras, ou mais de cinco mil toques.

Allegra pode ser acrescentado à lista, se for brasileira. Já Martinália existe nela, com uma observação sobre o nome dos pais: (filha de Martin e Anália). Deve, pois, existir uma outra, ou existia, se o nome tiver vindo de algum obituário. Temos na relação Dorrit, ex-aluna da enfoco e, então editora na revista Veja.


Tue, 6 Jan 2015 16:44:06 -0200

Ai ai ai, Mermão....

Preciso tentar localizar
um livrinho que transformei
em reportagem sobre um
homem que trabalhava
num cartório e passou a
vida fazendo exatamente
isso: anotando nomes
estranhos... culpas dos
pais, claro.

Vou tentar achar.

bjos

      sem assinatura

Comecei com uns mil nomes e calculava poder chergar a uns cinco mil, por aí. Perguntava-me quantos nomes de brasileiros poderia existir. Hoje, a lista se aproxima dos vinte mil e não para de crescer. Alguns, conheci pessoalmente, como a Shérica. fruto de uma disputa: o pai queria Sheila e a mãe, Érica. Na escola, coitada, virou Xereca. Outros, conferi e reconferi e, ainda assim, custo a acreditar daqueles que até Deus duvida. Outros ainda lembraram-me pessoas perdidas no mar de gente, com Oldemário ou Talvani...


Tue, 6 Jan 2015 17:06:25 -0200

Há alguns anos tive um professor de violão, rapaz, chamado Aleluia.

Pelo visto é usado também no masculino.

Bj.Brte

Na pesquisa não ficou clara a existência de Aleluia como nome de homem, mas diante deste depoimento, vamos assinalar se tratar de prenome de dois gêneros.

Obrigado.


Tue, 6 Jan 2015 19:44:54 -0200

Vc certamente sabe que aleluia também é a designação comum de várias espécies de cupim...

"aleluia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,
http://www.priberam.pt/dlpo/aleluia [consultado em 06-01-2015].

Abração

Ebert

Sim, nas revoadas de machos e fêmeas alados, na primavera para acasalamento e fundaçãos de novas colônias. Também as efeméridas sao chamadas de aleluia, da mesma forma, nos poucos dias de vida alada e adulta.

Valeu.


Sun, 11 Jan 2015 23:40:40 -0200

Gosto muito dessa palavra, alelulia. De onde vem???
Mas não é nome de gente. Clicando nos links desta crônica (ótima), entrei na carta do gustado que falava do Prodamor, e me lembrei de ouvir papai e tio Newton falando deste protudo do Amor de Mariá e Marichá". Você nunca ouviu?

      sem assinatura

O Houaiss dá uma explicaçãomaluca para a origem de aleluia: "sinal alfabético a, A, e nome da primeira letra do alfabeto lat., pronunciada /a/ breve ou longo, anotados à ou á; em gr. a ou A, tb. breve ou longo, quando, para fins didáticos, se recorre à f. lat. da notação; primeira letra do seu alfabeto, chamada alfa (gr. álfa) e representada em grego a ou A", o que me parece um erro de edição. Na internet encontrei a seguinte explicação: "Essa palavra vem do Latim HALLELUJAH, do Hebraico HALLELUYAH, 'O Senhor seja louvado'. Foi transcrita assim para a Septuaginta, a tradução grega da Bíblia, e daí para a Vulgata, sua tradução latina. Hoje a usamos praticamente sem alterações em vários idiomas."
Sim, lembro-me bem e inclusive contei para o Gustavo em uma das respostas.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457028.95086.1257