Tim Maia

21/04/16

A notícia corre rápido demais: alguém presente empunha seu celular e registra os fatos. Ato contínuo remete o "troféu" para quem pode amplificar a divulgação, algum órgão de imprensa ou as mal-afamadas redes sociais. A aldeia global vislumbrada por McLuhan é hoje.

Hoje, foi a fúria de Netuno: por volta das onze e meia, interrompe-se a lenga-lenga do rádio e se anuncia um desastre, informação recebida pela emissora, com foto, através do Whatsapp. Uma ouvinte passava de carro pela avenida Niemeyer no momento em que um trecho da ciclovia ali inaugurada há três meses foi levado por uma onda mais forte.

Minutos depois todas as rádios do dial comentavam e criticavam a ocorrência, inclusive com a descrição do resgate no mar, por helicóptero, de uma pessoa - cenas da televisão descritas pelo locutor. Desmorona sob o ímpeto netuniano obra arrojada, quiçá a mais linda ciclovia do mundo, pendurada ao redor de pedras colossais a separarem o Leblon de São Conrado.

Ainda se desconhece a extensão do absurdo, pode haver mortos, não se sabe. Eu, mesmo do lado de lá do fim do mundo, sempre soube de ressacas formidáveis açoitarem, de tempos em tempos, a orla carioca. Bem perto dali, no final do Leblon, assisti na juventude uma das mais fortes, com o mar invadindo e enchendo de areia a avenida costeira. Lembro de garagens da avenida Atlântica inundadas pelo mar antes do aterro que levou a praia cem, duzentos metros mar a dentro.

Menciono a imprevisibilidade dessa engenharia em confrontação com os hábitos governamentais sempre a se deteriorarem. Enquanto se criarem estruturas para "acolher" amigos e aliados, crescerá a montanha de dinheiro necessária a sua sustentação, uma grave ameaça a frágeis ciclovias e a tudo importante para o cidadão.

Ah, em janeiro se escolheu Tim Maia para nome daquela ciclovia.

Quando terminei de escrever já se sabia de dois mortos.

Thu, 21 Apr 2016 09:49:01 -0700 (PDT)

triste, se houve mortes, tritissimo ...
seus argumentos fazem sentido pra mim
tbm vi ressacas lindas e formidaveis no leblon ...

nao sabia o nome da ciclovia ... vale a homenagem ao grande interprete ...

      sem assinatura

Sim, você não olhou o link do rodapé?
Até aquele momento dois mortos, os corpos foram dar em São Conrado.
O trecho que desabou soi sobre a Gruta da Imprensa, marcante para mim, local onda papai explicou o que eram estalactite e estalagmites...
Ciclovia Tim Maia.


Thu, 21 Apr 2016 15:56:17 -0300

vai ficar tudo pronto pra olimpiada

rsrsrsrsrsrsrsrsrs

      sem assinatura

é tudo uma questão de acentuação: servirá à olimpiáda...


Thu, 21 Apr 2016 19:40:53 -0300

PERFEITO IMPECÁVEL!!! Tenho ótimas lembrancas das ressacas cariocas e também do pavor que tinha (tenho) de ser colhida por uma onda, mesmo estando no que acreditaria ser distância segura.
E você escreveu sobre o mar...................

      sem assinatura

É surpreendente um projetista não pensar em uma onda maior e mais forte ali... A própria avenida volta e meia é varrida pelo mar...

O mar foi acessório, escrevi sobre a circulação da informação nos dias atuais.


Thu, 21 Apr 2016 20:01:31 -0300

é tanta roubalheira, né?
sempre os amigos são "acolhidos" e pensar no povo, nada!

      sem assinatura

Sim e eu diria cada vez mais. Parece-me que cada governante acrescenta um pouco mais de estruturas desnecessárias ao governo e aceita um pouco mais de "irregularidades" no trato com o dinheiro chamado de "público", mas que é seu, meu, de cada pessoa e, por isto, não para de piorar...

(eles pensam no "povo", na época de eleições...)


Sun, 24 Apr 2016 18:54:01 -0300

vc ja deve ter ouvido tb q

o espantoso é uma ciclovia chamada Tim Maia não aguentar uma ressaca ...

      sem assinatura

muito boa, eu não conhecia, não!


Mon, 25 Apr 2016 22:44:38 -0300

Prefiro só gritar junto com o mestre:
EU VOU CHAMAR O SÍNDICO...
TIM MAIA!!!!!

      sem assinatura

Sábia decisão!

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457500.18083.1405