Já houve um slogan aqui, foi banido.

A flanar

14/09/17

Encontro outra fotografia de Kim, o rotundo dono da Coreia do Norte viciado em pipocar bombas nucleares. Seu ventre avança em primeiro plano e, atrás dos óculos, seus olhos parecem sorrir. O poderoso chefão veste uma indumentária híbrida e negra como lhe convém, misto de paletó e camisa sutilmente riscadinha.

Pessoas com roupas vivamente coloridas se espremem em volta de Kim Jong-un e levantam suas mãos, talvez em um gesto de saudação. Alguns braços se entrelaçam e aparentam querer tocá-lo. Qualquer um consegue uma claque se não for vítima de linchamento. O ser humano tem uma atração irresistível por acreditar - uma boa história logo obtém fiéis e seguidores.

Feita a contagem, descubro que os dois parágrafos acima têm exatos 666 toques ou caracteres. São João evangelista pôs um número no estrelato e o dono da Coreia do Norte parece combinar com a passagem apocalíptica: "Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis" - afirmou João para concluir o capítulo 13 de seu Apocalipse.

Por certo já notou a sagaz leitora, o leitor perspicaz a absoluta ausência de assunto a nos pôr assim a flanar inconsequentes, quando qualquer imprevisto vira pretexto, como nossa paisagem mais remota e noturna feita de estrelas, velhas conhecidas, de volta em outra volta na órbita e, agora, em companhia do quarto minguante - distante multidão de mundos alheios aos estouros e às tormentas na pequenina bola azul.

Retomo velhos versos fraternais à guisa de ponto final: "colorida desse jeito, / hoje tem festa na Terra, / comemoram com direito / o fim maior, o fim da guerra".

Ah, sim, faltou mostrar a fotografia do ditador coreano, coletada em alguma página da internet. Espero que o autor não se importe com a divulgação.

imagem da internet

Thu, 14 Sep 2017 11:13:11 -0300

Oi, Clôde

Que tal escrever sobre a “estrela” Vesper (da manhã também?)?. Ando interessada
nela (do ponto de vista da astronomia, da mitologia, quem sabe o que mais?) - é das
poucas que consigo ver de vez em quando neste céu encoberto e poluído de
São Paulo...

e é um assunto bem mais palatável!...

Bjs
Ana

Oi, Ana.

Não creio ter competência para tanto.
Nossos céus noturnos estão cada vez mais sujos e mais iluminados, apagando tristemente as estrelas que tanto encantaram sábios e poetas.
A chamada Estrela Vésper é um planeta, Vênus, o astro mais brilhante de nossos céus depois do Sol. Por estar mais próximo dele do que a Terra, só pode ser visto redor do entardecer ou do amanhecer, quando costuma ser chamado de Estrela-d'Alva ou matutina ou da manhã...

O orrery abaixo mostra por que os planetas internos (Vênus e Mercúrio) só podem ser vistos no amanhecer ou no final da tarde:



Faltaria mencionar poetas e cantadores com suas elegias à Estrela mais brilhante de todas.


Fri, 15 Sep 2017 13:05:40 -0300

Mas é mais ou menos assim, faz tempo, né, Mermão...
Afinal a imbecilidade no parente onde moramos gosta mesmo é dessa coleção de alucinados que se consideram deus, um por um. Resultado: temos de tentar sobreviver. E não é fácil, claro. Então, sou tentando a me ocupar das coisas boas da vida e são muitas. Va daí, viro os olhos e prefiro as boas e belas, e divertidas, e atraentes, e deliciosa... Siiiiim, existem muitas coisas gostosas ao redor de cada um de nós. Fico mais nessa área, quase sempre, dentro do impossível ao redor. Basta ver a beleza do Sol na fora... Basta se jogar nesse lado da vida... E ela passa muito muito rápido. Repito: olha o Sol que tál á fora...
Que belo presente, né?....

      sem assinatura

Encanta-me a sua sabedoria...
Sim o sol brilha lá fora e, aqui, hoje, com força e muita luminosidade. Temperaturas quase de verão neste fim de inverno.
Sem dúvida, um presentão!

Obrigado.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458011.01396.1628