autoria: José Lauro 

Amanhã

20/06/18

O próximo nascer do Sol assinalará a posição mais ao norte, sobre a linha do horizonte, onde é possível ver o Sol nascer: será o nascer do Sol do solstício de junho, o de verão no hemisfério norte, de inverno no sul.

Quem liga para essas ninharias? Que importância tem para nossas vidas atribuladas a passagem da Terra por este ponto singular de sua órbita? Quem, nos tempos atuais de estonteante tecnologia, se importa com efemérides astronômicas?

Nossos antepassados, sim, sem eletricidade, sem redes sociais, sem telefones espertos, sem gasolina nem óleo diesel, sem rádio ou televisão, sem nada, a eles encantava acompanhar o deslocamento aparente do arco descrito pelo Sol no céu, a cada dia, oscilando como um pêndulo durante o ano de uma posição extrema mais ao norte, a do dia de amanhã, até o outro extremo, ao redor de 22 de dezembro, o do solstício de dezembro a assinalar, ao contrário, o início do inverno e do verão nos hemisférios norte e sul, respectivamente.

Em tempos muito distantes, calculados entre 1100 e 3100 antes de Cristo, antepassados nossos ergueram um monumento de pesadíssimas pedras em Wiltshire, na Inglaterra, hoje famosíssimo e com uma mensagem astronômica para os povos do futuro, onde nos incluímos evidentemente: as fantásticas pedras estão alinhadas com o nascer do sol do solstício de junho, o dia de amanhã: Stonehenge.

imagem da internet
Stonehenge - imagem da internet

Em vez de celebrar, ou ter ao menos consciência de tais efemérides, preferimos nos ocupar da Copa do Mundo, das fake news nas próximas eleições, dos "perigosos" estrangeiros, de que outros não tenham as mesmas bombas que temos, de cevar e regar nosso capital, de criar e zombar dos chamados "direitos humanos", de sermos capazes de feitos maravilhosos e atrocidades indescritíveis...

Pouco importa, amanhã mandarei saudações aos amigos pelo solstício de junho.

Wed, 20 Jun 2018 10:39:20 -0300

não importa para os que estão interessados na copa rsrsrs

      sem assinatura

Às vezes me surpreendo por ainda existir quem leia as bobagens que escrevo...
Obrigado.


Wed, 20 Jun 2018 16:41:07 -0300

Salve, meu querido hemana, cada vez mais especial... Preciso sempre sempre de aprender com você...

      sem assinatura

Salve , salve!

Modéstia sua, professor...

Merci.


Thu, 21 Jun 2018 21:30:22 -0300

voce ja viu o do amapa::

      sem assinatura

Não! Nem ouvira falar!
Chama-se também Stonehenge?


Sat, 23 Jun 2018 10:20:41 -0300

Oi, Clôde

Estive sem computador até ontem. Vai levar um tempinho para ler as mensagens
estocadas... e pra me habituar com o novo computador também!

Bjs
Ana

Oi, Ana.

Parabéns pela nova máquina!
Mac ou Windows?

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458290.01550.1749