desenho de Vicente Kubrusly [1978] crônica do dia

Atlas

31/10/08

Atlas, a maior das mariposas
Atlas, a maior das mariposas

A imagem deveria ser bastante e dispensar toda palavra que lhe pudesse perturbar a beleza. A imagem não, o animal ou a destra mão que o ignoto pintou, impecável, em paleta ousada e harmônica gradação, com esplendor para suplantar a suntuosidade de templos e palácios.

Mas qualquer imagem, por si, além de falar do que mostra, verte mil perguntas ou as traduz do recheio do crânio de onde os olhos a contemplam - respondi mais ou menos assim, com palavras mais simples quando, há muito, uma aluna perguntou se uma imagem vale mesmo mil palavras. Parece tão crucial à razão uma explicação da imagem, uma lógica que aparente causa e efeito, dados para uma humanidade viciada em catalogar, cadastrar, classificar e eleger o mais, que é muito raro se publicar uma imagem sem uma legenda, um texto que a acompanhe como explicação, título ou comentário.

Maravilhou-me a imagem da Atlas, a maior de todas as mariposas, originária da Ásia, na fotografia de David Bygott, feita no Jardim Zoológico de Tucson, Arizona, USA. Diante da beleza calada da pequena imagem, link para reprodução de tamanho grande, pasmei. Pasmei e logo me embasbacava com a imagem plena, pelo desenho exuberante, pela a forma inusitada de bumerangue, pelas cores sangüíneas esbatidas por esfuminho de mestre.

A imagem aqui reproduzida é apenas cópia, miniatura da original, uma mera reprodução com uma área cerca de 16 vezes menor, aproximadamente. Ao caçar borboletas na uebi, descobri o site da 'árvore da vida' - Tree of Life Web Project, preciosa coleção de informações e imagens de qualidade, num projeto brilhante em sua concepção.

Lá se explica ter o espécime, a Atlas da foto, acabado de emergir. Vê-se que ele - é um macho - ainda pende do casulo, para que as asas sequem e a metamorfose se complete com o endurecimento de seu esqueleto externo.

                            home                                                         índice                                                         anterior                            

 carta907  carta908  carta909  carta910

2454771.28859.924