autorretrato 

Aves

12/09/13

Por volta da uma e meia da tarde, umas seis ou sete maritacas chegaram com o alarido que as caracteriza e, depois de repousarem em árvores próximas, dirigiram-se com decisão à jabuticabeira, ainda com um resto da safra pobre de seus frutos, neste ano. Uma ou outra olhou para mim, ali ao pé da árvore mas, depois de olharem um instante, seguiam ramo acima, pois as jabuticabas se concentram na parte mais alta do pé. Agora silenciosas, cada uma escolhia um fruto e o arrancava e segurava com o pé para, com o forte bico, romper a casca grossa e poder se deliciar com a polpa adocicada.

Fiquei ali algum tempo, tanto por querer acompanhar a refeição das aves, como para evitar que um movimento brusco as espantasse. Conforme se distribuíram na copa, algumas pareciam negras em forte contraluz e outras mostravam o verde vivo de suas penas, com aa mancha vermelha característica na garganta. Elas são muito hábeis com suas patas, tanto que nos parece estarem segurando a fruta - proporcionalmente, como uma bola de futebol! - com a mão e, não, com o pé. Depois, vi que estavam tão entretidas, que me afastei, as deixando lá.

Pela manhã, um grito inédito para mim levou-me a procurar, nos cumes das árvores, o responsável por um som quase de matraca. Não foi difícil localizar uma grande ave, na ponta de um pinheiro, que gritava enquanto jogava a cabeça para trás e para o lado. Era escura, com a cabeça branca e feições de águia ou falcão. Fiquei lá embaixo - era bem alta a conífera - tentando decifrar o forasteiro, mas ele logo alçou voo abrindo grandes asas com uma faixa branca perto da extremidade. Foi-se a planar, sem bater as longas asas.

Definitivamente, a primavera se adiantou este ano, a encher o ar, seco e quente, de cantos e gritos e pios, sem falar das folhas novas tenras e luminosas.

September 12, 2013 6:03 PM

só mesmo chamando Martinho da Vila,
para cantar o comecinho de sua reverência à música do Brasil:

"vejam... esta maravilha de cenário..."

bjo

      sem assinatura

Pena que eu seja tão ignorante em matéria de música e não conheça esta mencionada por você. Na verdade, não entendi bem a que "comecinho" você se refere...

bj,


September 12, 2013 7:58 PM

Viva a Primavera com tudo que ela traz de bom ,inclusive esse texto. bj

Mas você sabe, oficialmente só no dia 22... bj,


September 13, 2013 2:06 PM

era um condor!!!!!!
(enquanto li sua crônica, ouvi gritaria de maritacas pousaas por aqui; já se foram)

      sem assinatura

Não, o Milton disseque é um gavião mesmo e contou que já viu um desses pegando sabiá...

É primavera, toda passarada está em festa: precisam cuidar da próxima geração.


September 15, 2013 10:22 PM

as folhas novas tem um verde incrível, não têm?

      sem assinatura

Sim, são luminosas e têm o frescor irresistível da juventude.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2456548.22557.1184