Publicação esporádica à guisa de crônica.

Aviso aos navegantes

23/07/18

O Governo assume aspecto circunspecto em suas páginas da internet destinadas ao grande público. Nenhuma graça nem caçoada, faz-se sério como ternos escuros risca de giz. Todavia, como em tudo mais, falha com assiduidade no fornecimento dos serviços prometidos e deixa "o povo", aquele do voto tão cobiçado, a ver navios, veleiros, lanchas, voadoras ou canhoneiras nas águas salgadas do Atlântico ou nas doces, dos muitos rios, posto terem bandeirantes diversos falhado em nos estender até o pacífico Pacífico, como nossos irmãos do norte do continente.

Quis, pela manhã, consultar a página do banco de dados do IBGE sobre nomes de brasileiros, levantados no recenseamento de 2010, como costumo fazer todos os dias antes de atualizar nossa infindável listagem. Tudo em vão. Da manhã até a noite reproduzia-se na página uma mensagem impessoal: "Erro ao processar dados. Tente novamente mais tarde", assim, imperativa e sem o ponto final.

o aviso aos navegantes
o aviso aos navegantes

Afinal, por que algum chato quereria consultar o auriverde governo da pátria-amada justamente num domingo? Governante também é filho de Deus e, como tal, merece guardar domingos e festas de guarda e segundas, por segundas intenções, bem como as terças e quartas também, por que não? Depois, Brasília fica muito longe e o país de dimensões continentais, malgrado Equador, Peru, Bolívia, Chile, Colômbia, Argentina e Paraguai nos afastem das águas mansas do Pacífico, com seus meninos e meninas sapecas a comandar o clima, além dos japoneses aboletados do lado de lá, o país, gigante adormecido em esplêndido berço, impõe ao governante estafantes jornadas de casa para o trabalho e do trabalho para casa.

Domingo, 23 horas. Testei pela última vez. O site continuava inoperante como as boias de luz da Marinha, na velha "Hora do Brasil", depois chamada de "A Voz do Brasil".

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458323.03079.1763