12 de dezembro de 2015

Bons ventos

16/12/15

"Bons ventos o tragam!" - foi saudação comum à chegada de um visitante, de um forasteiro e mesmo do parente amado há algum tempo ausente. Hoje, não é mais usada e não me espantaria constatar uma troca de mensagens pelo celular para a substituir. Outro dia, um domingo, vi um casal numa mesa de restaurante, desses a usurpar as largas calçadas de Copacabana, mergulhados cada um em seu celular, provavelmente a espera do almoço já solicitado. Mas não vim falar de saudações e costumes porém, dos ventos ou, no presente, da ausência deles.

Reclama-se muito, aqui e em São Paulo, desde ontem, de um calor exagerado - faltam seis dias para o solstício! Uma amiga disse se sentir num micro-ondas fechado e ligado. Fala-se em sensação de 45,5ºC etc. Por tudo isto, exclamaria "Nos tragam bons ventos!" em vez de "Bons ventos o tragam!"

O ar parado acentua, e muito, a sensação de calor. Os bons ventos - os maus são os furacões, os tornados, aqueles que derrubam árvores ou arvores de natal metálicas na Lagoa - já os bons, dizia, levam o vapor d'água acumulado junto à pele por causa da transpiração e propiciam, assim, a queda da temperatura superficial pela transformação de mais suor em vapor (esta mudança de estado, de líquido para vapor, consome calor vindo, é óbvio, do corpo, e diminui assim sua temperatura). Os cães não suam pelo corpo, apenas pela generosa língua.

Ontem, todavia, o ar como se estivesse cansado, não se movia e, parado, acentuava a sensação de abafamento. A imobilidade da atmosfera era patente, também, no aspecto da praia, a lembrar uma imensa lagoa, com as menores ondas que já vi em Copacabana, elevando-se a um palmo, pouco mais.

Assim, troquemos o "Bons ventos o tragam!" de nossos avós por um "Nos tragam bons ventos!", mais apropriado aos tempos atuais de clima incerto.

Wed, 16 Dec 2015 10:42:37 -0200

Viva !
Podemos pedir tambem que eles não nos traguem rsrsrs bj

Boa, menina

      sem assinatura


Só para você sentir um pouquinho de saudade, aqui tem ventado e chovido quase todo dia, o que garante uma máxima de 28ºgraus e uma noite não tão quente. O problema é que os ventos derrubam as árvores e agente fica sem luz.
Espero que soprem aí bons ventos.

bj

Mané

Quando o termômetro marca 28ºC, à noite, não tem jeito: ar refrigerado...
Mas existem outros motivos para ter saudade daí...
Esses que derrubam árvores não são os ventos bons...


Mon, 11 Jan 2016 07:57:05 -0800 (PST)

so hj to lendo essas croniquins
nao sabia da lingua do cachorro...
vou olhar a arvore da lagoa ... obviamente nem sabia do desastre ...
bons ventos proce aih tbm
aki venta muito, forte!
soh nao venta qdo estah muito quente, aih eh um paradeiro soh!

      sem assinatura

Bem, não li em livro, aprendi por ouvir, mas me pareceu lógico pelo que se observa.
Obrigado, mas o calor está muito conforme suas previsões...

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457372.99295.1342