anterior
à carta anterior

 December 22, 2011 10:00:35 AM GMT-02:00

Oi Clode

Que bom receber seu texto de solstício - faz parte do próprio solstício! :--))
É intrigante pensar que algumas coisas se repetem, se repetem.... mas são sempre diferentes!

Não sei se vc conhece este site - http://www.timeanddate.com - eu curto muito, de vez em quando gasto um tempo, "just wondering"....

SP:
http://www.timeanddate.com/worldclock/astronomy.html?n=233&month=12&year=2011&obj=sun&afl=-11&day=1

Interessante que, paralelamente à duração dos dias (de acordo com esse site), o período de sol vai ficando um pouco mais tarde, do final de novembro a meados de janeiro:
- mostra o por do sol ainda avançando no horário até meados de janeiro.... hoje se põe às 19h53, em 16/01 será 19h59 (máximo)
- o nascer do sol já vem encurtando as manhãs desde 25 de novembro. (dia 24/11 nasceu às 6:12, de 25/11 a 3/12 nasceu às 6h11, e a partir de 4/12 vai avançando, avançando, rumo ao solstício de inverno...)

Parece que, enquanto o pêndulo desacelera, vai dando uma ajeitadinha, uma relaxada....tomando fôlego para entrar no pique!

beijo, boa viagem pra todos nós!

Aida


Considere que não mando cartões de boas festas. Aliás, a origem destes textos foi a contradição entre este hábito e minha visão de Natal e Ano Bom. Em vez de cartões natalinos, adotei a celebração do solstício de dezembro, antes da internet, com textos que enviava por fax. Para algumas pessoas, de fato, eles já fazem parte de solstícios e equinócios.

Os ciclos são mesmo intrigantes e, como você disse, se repetem sendo diferentes...

Não, não conhecia o endereço e agradeço muitíssimo a dica. Acho que, como você, vou "ganhar" muito tempo ali, "just wondering", too. Obrigado.

Como você, há algum tempo também me intrigou o comportamento do amanhecer e ocaso ao longo dos solstícios, que assinalam apenas um extremo na duração do dia. Você deve ter notado, também, que o arco descrito a cada dia pelo sol no céu oscila ao longo do ano de norte para sul e vice-versa. O solstício assinala os extremos desta oscilação. O máximo ao sul, ontem e, em junho, o máximo ao norte...

Ótima sua imagem do pêndulo tomando fôlego.

      cronistaprendiz

|índices| |índice das cartas| |mail|