no Shopping da Granja

Constelação

18/08/16

O e-mail, manifesta interesse em resgatar a história da enfoco e propõe "fazer um vídeo", comigo e mais duas pessoas, "para contar ao público a história desse lugar que foi tão importante para a formação de diversos fotógrafos".

O interessado poderia delinear uma história a seu bel-prazer: o Instituto Moreira Salles. O fato me leva a pensar que a História não se tece de fatos. Os historiadores quase nunca foram testemunhas da História que contam e, mais importante, a verdade está sempre sujeita ao turbilhão de neurônios, hormônios e desejos no tumulto de cada ser.

Em muitos aspectos, detenho as mais autênticas versões da história daquela escola de fotografia, sobretudo de sua "pré-história" e sempre me surpreendo com as lacunas em minhas lembranças. Cada um terá uma versão pessoal da enfoco, modificada por seu sentimento, por suas expectativas naquela época, por seus devaneios, sonhos e idiossincrasias.

Em resumo, a enfoco foi. Sua história, se alguma persistir, nunca será retrato fiel do que não existe mais. Não se pode recriar, mesmo em ficção, o ambiente psicológico, a atmosfera emocional, a vibração e também todos os defeitos a orbitarem a reunião daquelas pessoas, naquele momento.

Dos ensinamentos de Jung, marcou-me sua ideia de "constelação de fatores", a combinação em um mesmo momento de todos os acasos e demais circunstâncias imponderáveis capazes de engendrar algo. Hoje, a uma distância de quarenta anos, este me parece o aspecto mais importante da enfoco - Escola de Fotografia: em 1968 constelaram-se inúmeros fatores favoráveis à existência da escola (um simples curso, no nascedouro) e ela existiu.

Alunos, "monitores" e professores em um ambiente com poucas formalidades
Alunos, "monitores" e professores em um ambiente com poucas formalidades.

Quem mais enxergaria aqueles fatos remotos com esta perspectiva? E, no entanto, não existiria limites para as versões passíveis de escrever uma futura história da enfoco.

NOTA: A falta de qualidade de todas as imagens disponíveis sobre a enfoco se deve a inexistência de equipamento para digitalizar os velhos negativos e slides. Elas foram obtidas improvisando uma iluminação potente sobre a mesa de um scanner convencional, porém, também com a iluminação original do aparelho, por baixo, própria para cópias opacas.

Thu, 18 Aug 2016 11:27:14 -0300

Porque nao resgatar multiplas historias? Seria lindo.

      sem assinatura

Vamos ver. O fato de estar no Rio atrapalhou um pouco, mas talvez o Jorge Bodanzky venha ao Rio e a coisa poderia, então, acontecer.

    (não me sinto à vontade para um depoimento em vídeo...)


Thu, 18 Aug 2016 11:34:07 -0300

Por favor, faz o video sim!!!! Pra gente ouvir as historias, mesmo que modificadas pelo tempo! Eu mesma sempre ouvi falar da importancia que teve navida de varios fotografos bacanas e adoraria ouvir sobre aqueles tempos!!!!!


Tatiana Lohmann

Oi, Tatiana, quanto tempo!

Ainda se fosse você a autora do vídeo... De todo modo, o fato de estar morando no Rio atrapalhou os planos. Agora dependeria de uma vinda do Jorge Bodanzky à cidade maravilhosa...


Thu, 18 Aug 2016 17:26:23 -0700 (PDT)

a enfoco foi o maximo!
nao trocaria a experiencia, a minha experiencia, bem entendido, da enfoco por nada

      sem assinatura

Então, deve ser a tal constelação junguiana.


Fri, 19 Aug 2016 11:10:53 -0300

Bonito!

Bjs
Ana

Merci.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457619.02899.1464

imagem original imagem original