de esporadicidade imprevisível

Das estações

30/08/17

"Dias de verão em pleno inverno", anunciou o locutor encarregado da previsão do tempo através do rádio, antes de prever, para amanhã, a chegada de uma frente fria ao Sudeste, para modificar a condição atual, de tempo seco com máximas previstas de 30º C para São Paulo e 34º C para o Rio de Janeiro.

O tom dado à informação exaltava os "dias de verão" perdidos na estação oposta, ainda que o adjetivo pleno ficasse mais preciso para qualificar o início deste mês, quando o inverno ia ao meio. De todo modo, faltam ainda 23 dias para a primavera...

No Primário, passaram-me a ideia de "estação das flores", neste país tropical com flores, frutos e queda de folhas o ano inteiro, mesmo que as floradas mais espetaculares aconteçam na primavera, mas foi uma professora particular de inglês, com quem aprendi por muito pouco tempo, apenas para uma prova em especial, que me descreveu os brotos emergindo do solo ainda com restos de neve e acompanhados pela chegada das andorinhas para materializar em minha mente o início da estação de retomada da vida, cena por mim só vista em filmes.

Aqui, o dia segue azul o sol imaculado e a temperatura em ascensão, conforme o previsto. Há um véu, certamente provocado pela umidade marinha, a esmaecer o azul intenso dos céus de minha infância, capazes de me enternecer a troco de nada. Ontem pela manhã, uma densa névoa escondeu a cidade a assinalar a estação e, de novo à tarde, para apagar o topo dos prédios mais altos da orla.

Nas calçadas das ruas, grandes folhas das amendoeiras, ou chapéus-de-sol, em tons entre o amarelo e o vermelho, assinalam e mágica renovação iminente, tão distantes do outono, estação das folhas mortas, para o curso primário, onde um padrão certamente importado, exibia, em estampas penduradas defronte ao quadro-negro, cenas cheias de neve...

Wed, 13 Sep 2017 11:58:57 -0300

Como você escreve bonito Mermão...
Mas, por aqui, acho que o verão já chegou e veio com toda força, um calor mais que infernal. Eu gosto de tudo isso. Como agito o corpo todos os dias, sem falta... bom demais voltar ao treino de todos os dias. Acabo de vir de lá. E amanhã espero, igualmente, não faltar.
E viva o nosso maior mestre, um certo... SOL!!


bjo

      sem assinatura

Sim deu uma esquentada boa mas, pelo calendário, ainda estamos no fim do inverno. Teremos pela frente toda a primavera antes do verão oficial.

Sim! Viva o sol, o sol de nossa terra, vem surgindo atrás da linda serra...

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457996.02756.1623