align=

De moscas e telefones

18/09/18

Imaginou-se ser vantajoso para as pequeninas moscas das frutas, celebrizadas nos estudos genéticos, quando em pequenas ilhas varridas constantemente por fortes ventos, perderem as asas e assim ficarem impossibilitadas de voar e serem varridas para alto-mar, onde morreriam fatalmente.

Elas trazem em seus códigos de fabricação, seus genomas, a alternativa de asas rudimentares, inadequadas ao voo. São portadoras, portanto, da esperança de sobrevida em condições de ventos fortes em ilhas pequenas. Adaptação a novas condições ambientais é a chave para sobrevivência das espécies e do surgimento de novas alternativas que acabarão se tornando novas espécies.

Meu "ambiente" mudou súbita e radicalmente. Sinto-me como a mosquinha alada prestes a ser levada pelo vendaval: acabo de comprar meu primeiro telefone esperto, um smartphone e, a partir daí, tudo me parece desmoronar. Em pouco tempo me senti como a mosquinha alada no meio de um furacão.

Todavia, o pequeno díptero rodopiou nos redemoinhos da tempestade zéfira, xingou todo o Olimpo, apanhou daqui e de lá, mas finalmente, umas cinco ou seis horas mais tarde, concluiu a instalação do tão solicitado zap-zap, razão de ser mesma da compra do telefone novo e esperto. Não entendi, é verdade, os testes lá que o "aplicativo" executou, mas creio não ser essencial tal compreensão.

Volta-me a lembrança de quando a telefonista, após consulta a uma central, me informou que a espera calculada para completar um telefonema entre Itatiaia e o Rio de Janeiro, distantes cerca de 150 km, era de cinco horas! Isto foi há pouco mais de meio século, em 1961. É preciso se adequar às mudanças do ambiente. Se ventanias fustigam, asas para quê? Sempre se pode buscar alimento e cônjuge com as seis patinhas. Demora mais, mas assim se evita morrer e isto é bem importante.

Tue, 18 Sep 2018 11:01:34 -0300

A A A D O O R E E E E I I I ! ! ! ! !
Tive o privilégio de ouvir a referência e a comparação às mosquinhas no vendaval insular pelo seu novo telesperto ontem à noite. Que honra!!!!!!!!!!

      sem assinatura

Que delícia: telesperto!

Um novo aparelho e, muito mais importante, um novo sistema operacional (e ainda por cima da Gooooooooogle) são mesmo como um desses furacões que rodam por aí.

Merci.


Tue, 18 Sep 2018 08:52:16 -0700 (PDT)

adorei!!!!
tinha q ter uma pouco de zoologia, ou estudo dos insetos, q tem um nome bem chique q nao me lembro, no meio do sei telefone esperto

      sem assinatura

Obrigado.

Entomologia. Telefone esperto de um dono bobo...

Tentei, mas ainda não conseguimos...


Thu, 20 Sep 2018 22:43:26 -0300

"mas assim se evita morrer e isto é bem importante." adorei essa frase.

      sem assinatura

Que bom!

De vez em quando sai uma boa...

Merci.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458379.92490.1789