aquarela do autor

(de esporadicidade imprevisível)

Equidade equinocial

20/03/19

Hoje, à noite no ocidente e já dia 21 no oriente, acontece o momento singular do equinócio, quando o Sol, que vinha dia após dia a pino sobre o hemisfério sul, cruza a linha do equador (outra abstração de nossa imaginação a lembrar-me um velho desenho animado onde um marinheiro levanta a linha do equador para permitir a seu navio ir de um hemisfério a outro) e "muda de hemisfério". Começam outono e primavera, precursores do inverno e do verão.

É o momento de dias iguais por todo globo, dias de 12 horas e, é óbvio, noites iguais a originar o termo latino aequinoctìum,ìi: igualdade dos dias e das noites, diz o Houaiss.

Em Londres, longitude zero, a 180 graus da linha da data, faltarão dois minutos para 22 horas no momento da passagem. Momento singular, também, por o sol iluminar os dois polos por um instante.

Dependemos dos instrumentos disponíveis na percepção do entorno. Com precária luneta, Galileu viu os maiores satélites de Júpiter e substituiu a Terra pelo Sol, como centro do sistema, reduzindo o planeta e nossa infinita vaidade a uma posição secundária.

Era a alvorada dos instrumentos óticos. Com eles a estender nossa visão se abriram as portas à Ciência. Hoje, com a internet e os satélites permanentemente a nos mostrar como espelho, a compreensão do planeta entre os astros mudou radicalmente na consciência da humanidade. A linda bola azul coberta de nuvens se tornou familiar como nosso rosto. O "linda" talvez expresse a salomônica vaidade das vaidades do poema bíblico.

Os instrumentos da tecnologia digital e seus desdobramentos são muito recentes mas, certamente, eles nos deram uma visão nova de nosso planeta e sepultaram, de vez, a atribuição das estações do ano à variação de nossa distância ao Sol, como ouvi em minha infância.

captura de tela do Google maps
captura de tela do Google maps

Aproveite a tão rara equidade equinocial!

CURIOSIDAE: Cerca de 4 horas após o equinócio é Lua cheia.

Wed, 20 Mar 2019 12:51:46 -0300

Olá Clode

Sempre é muito bom ler suas crônicas. ainda mais quando elas falam sobre equinócios.
Peço licença para compartilhar esta Equidade equinocial em meu Facebook, para que mais pessoas possam ter acesso a ela.

Abraços de sua aluna e fã,

Vera

Olá, Vera.

Que bom que você gosta. Paralelamente às crônicas, venho fazendo uma saudação especial nos equinócios e solstícios desde 1995. Atualmente, nas datas das efemérides, tenho juntado crônica e saudação.

Muito me honra sua publicação (compartilhamento). Aliás, não é preciso pedir. Para mim, uma vez publicado, é de domínio público.


Wed, 20 Mar 2019 17:43:00 -0300

o hábito é uma segunda natureza. mesmo. qdo li ontem
no jornal sobre o equinócio, imediatamente pensei :
- ué. cadê o email do clode?
q alívio. chegou. algumas coisas prefiro que não mudem.
veio junto, tb, a esperança de dias mais frescos.
tah insalubre esse calor!
bjos


Nossa, que bonito seu texto!

Obrigado, muito obrigado.

Chegou mais tarde por estar meu horário mais ou menos em sintonia com o fuso da Califórnia...

Somos assim, na enfoco a Maureen insistia na importância dos ritos... jovem, me rebelava.

Agora, quanto ao calor anormal e sua insalubridade, apenas torço.


Wed, 20 Mar 2019 19:14:34 -0300

Vou tentar...aproveitar a rara equidade equinocial, com olhos lesados pela tecnologia. Não digo viva pra telinha. Vou procurar meus óculos! Bjks. E sempre grata por me enviar suas crônicas!

      sem assinatura

Operou!

Vamos lá, pelo que sei demora um pouco para tudo se normalizar.


Wed, 20 Mar 2019 17:52:15 -0700 (PDT)

que lindo e informativo
a foto tbm eh lindissima, a do google maps

vc ouviu q as estacoes sao por causa da distancia da terra ao sol?

      sem assinatura

Obrigado.

Gosto muito da imagem sintetizada pelos computadores do Google (não é uma fotografia). Nos "vemos" muito mais no espaço do que antes...

Uma professora, do primário, deu essa "explicação"...

Bem, tem quem acredite (ou finja acreditar) que a Terra é plana...


Thu, 21 Mar 2019 00:51:56 -0300

LINDO TEXTO!
Agora explica as estações do ano, que nunbca desaprendi o que aprendi na escola

      sem assinatura

Obrigado.

Existe uma velha página no sítio cujo arquivo se chama "desmima.htm"...

Nela fica mais fácil a explicação.


Tue, 2 Apr 2019 17:07:03 -0300

Bom dia.

Peço desculpas pelo atraso na resposta: s acrônica chegou no mesmo dia 20 de março e, fiel ao preceito de Vinícius de Moraes, ("não deixe para amanhã o que pode deixar para depois de amanhã") fui adiando a leitura até hoje.

Partilhamos a mesma crença na infância, a de que Verão e Inverno eram funções da distância do Sol à Terra. Meu pai me mostrou em um atlas geográfico da sua infância (J. Monteiro, se me lembro) um desenho em escala da órbita da Terra, quase circular, e me explicou que as estações do ano se deviam à inclinação do eixo da Terra em relação ao plano da sua órbita. Disse-me ainda que havia um dispositivo chamado Telúrio de Lange, existente em alguns colégios, que mostrava isso muito bem. Achei um deles no Instituto de Educação, onde fazia o Curso Primário e chateei todos os professores que me passaram à frente para que fizessem uma demonstração. Consegui, fiquei fascinado e decidi que seria astrônomo (na época eu lia "Viagem ao Céu", de Monteiro Lobato e achava que sabia tudo de Astronomia. Mais tarde, ao ler "Os Doze Trabalhos de Hércules", decidi-me pela Arqueologia.)

Esclerosei de vez ou li errado? Você afirma que Londres tem latitude zero ou quase, e sempre pensei que Londres tivesse longitude zero por conta do meridiano de Greenwich. Latitude zero, se bem me lembro, tem o Equador, que passa "ali" em Macapá.

Um abraço.

G

Boa noite.

Meu Deus! De fato troquei as bolas e saiu-me latitude onde queria dizer longitude. Fico muito agradecido por apontar-me o erro grosseiro: será corrigido.

Nunca tinha ouvido falar de Telúrio de Lange. Não o conheço. Ah, o Lobato! Decisivo na formação de nossa geração. Lemos avidamente cada um de seus livros...

Obrigado, mais uma vez pelo copidesque.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior| |efeméride anterior| |efemérides|

2458563.12509.1880