Esqueitista a vento

21/05/18

Domingo, um forte vento, forte e constante, sem rajadas, um sopro permanente vindo dos lados do oeste, sudoeste deformava as copas dos coqueiros da praia. Deformadas pelo deslocamento do ar funcionavam como birutas a assinalar a direção do vento sem equívoco. Outros fenômenos também confirmavam a constância da ventania. Da areia rasteira levada como amostra suave das tempestades nos desertos aos respingos volatilizados pela arrebentação, nas cristas das ondas, tudo confirmava uma direção inequívoca determinada pelo movimento do ar. Copos descartáveis, latas de alumínio e outras embalagens passavam apressadas rumo ao leste, nordeste, a demonstrar não sermos ainda como os japoneses em matéria de higiene.

Junto à Pedra do Leme, no recanto de mar ao largo do Caminho dos Pescadores, um grande bando de aves marinhas sobrevoava a espuma amplamente estendida por intensa arrebentação. Voavam em círculos e revesavam-se a pescar sem mergulhar. Conseguiam seus peixes apenas com rasantes à superfície inconstante. Eram muitas espécies de pássaros na intensa pescaria. As menores, totalmente brancas. As mais avantajadas com o corpo branco, visto por baixo, e as asas e o rabo escuros. Toda cena transcorria sob o açoite implacável da ventania.

Pressionadas pelo vento forte, as roupas modelavam os corpos com maior riqueza de detalhes. Na volta, foi preciso remar contra a correnteza do sudoeste que, além de nos empurrar de volta, ameaçava os olhos com eventuais grãos de areia desgarrados.

Neste momento, avistei uma esqueitista, estática sobre sua prancha, a se deslocar em movimento uniforme e sereno sem precisar se impulsionar com os pés. A força do vento a empurrava como aos veleiros pelo mar. Acompanhei-a com o olhar desde longe e, ao passar por mim, ela percebeu meu sorriso e também sorriu.

Mon, 21 May 2018 09:18:02 -0300

Bela cronica!!! Grande abraço.

Ebert

Que bom que gostaste!


Mon, 21 May 2018 15:30:32 -0700 (PDT)

esqueitista?
nossa de onde vc tirou isso?
soh ficou claro o q era no final

      sem assinatura

Dos dicionários. O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras registra: esqueite s.m.; esqueitismo s.m.; esqueitista s.2g. e esqueitódromo s.m.

A língua é viva, como se insiste por aí. Deve ser mais esquisito para quem vive nos Estados Unidos da América.


Tue, 22 May 2018 08:57:43 -0300

Oi, Clôde

Muito bonita! Dá pra ver o que você conta!

Aqui o vento forte foi no sábado. Dois vasinhos que tenho pendurados na varanda se deslocavam tão rápido entre o oeste e o leste
que achei que podiam despencar do 15º andar... Por via das dúvidas, acabei enfrentando os respingos da chuva pra colocá-los no chão.

Tempo bem doido... Hoje, um dia lindo (depois que a neblina baixou - ou subiu? - e gelado.

Na próxima semana vou ao Rio para passar o feriado longo com Denis, Luan (Celeste não vai poder
vir de Belo Horizonte) e a turma de Sonia, minha irmã. Ainda tenho aí duas tias paternas (a mais jovem acabou de fazer 100 anos)
e um monte de primos de primeiro, segundo e terceiro graus - mas são mais difíceis de reunir...

Bjs
Ana

Ana.

Bem, se sobrar tempo e você quiser, telefone.

Toda energia vem (ou veio) de nossa estrela. Neste trecho da órbita estamos voltados para fora, recebemos muito pouco do Sol e a consequência é esta: frio, ventanias, o inverno logo, logo.


Tue, 22 May 2018 21:20:30 -0300

Que demais! deve ter sido delicioso!

      sem assinatura

Falas de deslizar sobre um esqueite a vento ou da ventania em si?

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458259.88771.1734