crônica do dia

Eutanásia

01/08/03

Morreu hoje, em Paris, uma atriz que por aqui quase ninguém conhecia. Dela, nunca tinha ouvido falar: Marie Trintignant, 41 anos, filha do famoso ator.

A morte de Marie Trintignant não seria mencionada do lado de cá do fim do mundo se não houvesse dois fatos perturbadores. O primeiro: a morte foi provocada por agressão do companheiro Bertrand Cantat, vocalista do grupo Noir Désir, depois de briga em hotel, da Lituânia, onde fazia filme para televisão. O segundo: os médicos desistiram, hoje, de manter seu corpo funcionando por aparelhos. Já se confirmara morte cerebral antes mesmo de sua remoção para Paris. O tema da eutanásia voltou ao dia-a-dia dos franceses, conta um correspondente.

Como se vê, Cantat além de cantar no Negro Desejo também sabia fazer o pau cantar, no mau sentido, diriam os mais cafajestes, e ao fazê-lo, acertou de mau jeito a mulher, mas como santamadirigreja reza que em briga de marido e mulher ninguém deve meter a colher - "e não deve meter mesmo", palpita aqui ao lado o Primo Nicolau - não há testemunha que diga se o vocalista, após o feito, bateu no peito e deu brado de guerra, como certos primatas.

Alguns acreditam que acabaremos e baratas passearão pelas ruínas de casas Branca, Rosada e furta-cor, de palácios, igrejas, mesquitas e sinagogas por muitos milênios depois. Talvez falem de todos os insetos. Talvez, por confusão antiga, aí incluam as aranhas, que biólogos, depois de contar e recontar pezinhos declaram: não são insetos: têm oito e não seis patas! Entre eles, aranhas e insetos, o dimorfismo sexual - diferença de tamanho e aparência entre machos e fêmeas - costuma produzir machos minúsculos, equipados apenas para chegar à cópula de maneira sorrateira e cumprir sua missão de transportador de genes. Em raros e famosos casos, a Natureza ainda lhes aproveita a substância como pasto nutritivo para a futura mamãe...

 

|home| |índice das crônicas| |mail| |anteriortem carta...

2452310.421