desenho de MIMA no fim cada mania acha seu louco

Fatos

13/08/15

Há um ano se contava aqui de notícia ainda mal sabida e da avidez de repórteres para serem os primeiros a divulgá-la, antes mesmo de apurar os fatos, aquilo que era. Quando se relatava tal ânsia de primazia noticiosa, ficou clara a possibilidade da morte do então candidato, depois confirmada. Desde então, tanto mudou em tão pouco tempo. Os bebês daquele dia completam hoje um aninho!

Quanto tempo é muito, quanto pouco? A relatividade do tempo poderia ter-se enunciado muito antes de Einstein. Filósofos e psicólogos devem ter notado, há séculos, o quanto a psique humana influi na percepção do tempo. Logo a mesma humana mente se espraia em especulações: como se estaria hoje sem o acidente fatal? Quem teria vencido as eleições? Quanto custaria cada coisa hoje, se fossem outros a governar? Tudo bobagem, claro, tudo vãs cogitações. Os fatos estão nas capas dos jornais, ao redor de cada um, o que é como é, sem elucubrações.

Em 71 anos topei com muitas definições para o ser humano, tentativas de apontar um aspecto singular a diferenciá-lo entre os animais. Poderíamos incluir outro: o ser capaz de criar quimeras, acreditar em sonhos e até "viver" em universos virtuais, alijado da realidade material, dos fatos, do que é.

Aqui mesmo, muitas vezes se exaltou o sonho ou devaneio, a humana possibilidade de experimentar mundos criados pela imaginação, por uma mente a fabricar universos de ficção e, eventualmente, os tornar palpáveis com tecnologias e outros modos de materialização. Demasiado humano, diria Nietzsche, quase natural fugir dos fatos pela miríade de criações do cérebro enquanto o tempo escorre e fazemos auto-retratos e nos imaginamos super-heróis.

Tudo aconteceu há apenas 365 dias. Para mim, o intervalo parece maior. Aparências, todavia, pouco importam quanto ao tempo, grandeza difícil de definir.

Thu, 13 Aug 2015 15:09:27 -0300

Belo!

      sem assinatura

:-)


Thu, 13 Aug 2015 18:44:13 -0700 (PDT)

   o ser capaz de criar quimeras, acreditar em sonhos e até "viver" em universos virtuais, alijado da realidade material, dos fatos, do que é.

gosto muito disso, mas discordo do abaixo

   Os fatos estão nas capas dos jornais, ao redor de cada um, o que é como é, sem elucubrações.

como assim? no inicio mesmo vc cita a voracidade da imprensa ... nao sei se sao fatos ou "fatos pra moldar a forma de pensar"

      sem assinatura

Você está certa, os fatos não estão nas capas dos jornais. Obrigado pela correção.

|home| |índice das crônicas| |mail| |anterior|

2457248.10310.1309