Fellinianos

01/08/16

Personagens de Fellini vagam pelas ruas de Copacabana! Esta, diante da fachada de uma loja, parece remanescer de Noites de Cabíria, sem o charme, a leveza e a graça de Giulietta Masina.

Coberta por um pequeno chapéu, a anciã abusa da sobreposição de roupas, encimadas por um fofo cachecol de lã branca com longas franjas trançadas como penteados rastafáris. Além da saia preta e sapatos de saltos médios, trazia muitos anéis.

Ela me alcançou e, de fala fácil e lamurienta, reclamou da irmã, das dificuldades em dividir um apartamento onde, além delas, morava a mãe e lastimou sua idade e a sua saúde. Mostrou, então, braços e as mãos, marcados pela psoríase e salientou: "não tem cura..." Na esquina, tomamos rumos diferentes.

Uma outra personagem, atrapalhada para pagar uma conta com cartão, se vestia com espalhafato e, muito pintada, polarizava a atenção de duas caixas. Uma delas repetia "ele já vem aí, ela foi lá chamar..." e a dama, mignon como a outra, mas sem chapéu e usando uma saia brilhante, justa e vermelho vivo, denotava ser habitué do local.

Enfim chegou "o gerente" anunciado pela caixa. Jovem e sorridente, ele prontamente trocou dois beijos com a senhora sem se tocarem, em uma coreografia a lembrar certos ritos de acasalamento de aves. A vetusta senhora proclamou alto e bom som "é o meu namorado" e repetiu "ele é o meu namorado!" As duas caixas se divertiam bastante com a cena.

Outros personagens se distinguem pela cor da pele, pelo exagero de melanina. Já os mencionei aqui, sempre a oferecer óculos de sol e paus de selfie. Seus lábios, muitas vezes, são negros como o resto da epiderme sem qualquer vestígio rosado. Outro dia um jovem, capaz de arranhar o Português começou a me responder e contar serem somalis, mas a aproximação do rapa o fez sumir nas areias com suas mercadorias.

Mon, 1 Aug 2016 10:03:43 -0700 (PDT)

gente!
Os refugiados da Somalia, fugindo das atrocidades terriveis q estao acontecendo por la, estao chegando aih? nas areias de copacabana?
muito interessante, nao imaginava

Tivemos aki por 6 meses um rapaz lindo, obviamente de familia muito distinta, nobre mesmo, da Eritreia. Se ele nao tivesse conseguido sair do pais teria sido recrutado pelo exercito q estah matando a torto e a direito.

Por ele fiquei sabendo um pouco da historia do q estah acontecendo naquela parte do mundo ... tanta tristeza, tanto sofrimento, e tanta crueldade.

somos todos seres humanos

mudando de conversa
acho o maximo a sua capacidade de interagir com "os personagens felinianos"
bjs
Maren

Eles, personagens de Fellini, talvez me achem felliniano também.
Já tentara antes indagar a origem de pessoas extremamente negras e falando um idioma indecifrável, mas sempre me indicavam não falar português.
Aproximei-me deste rapaz e ele prontamente me ofereceu um carregador para iPhone, branco, quase em português. Aproveitei para encetar conversa contando minhas tentativas anteriores etc. e ele mal teve tempo para me informar sua origem, Somália e, em bando com outros camelôs, fugir do rapa.


Mon, 1 Aug 2016 18:51:28 -0300

Uma delicia este seus Felinianos... como sempre.

E mandei um lance pra você.

Quem sabe misturei alguma coisa fora do lugar....

kkkkk!!

      sem assinatura

Obrigado.
Se você se refere ao serviço militar, já respondi contando que gostei demais.
Delícia as personagens pelas ruas...

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457601.62991.1453