autorretrato 

Imperfeições

28/09/16

Veio a primavera e, por aqui, trouxe a reboque um céu carregado, ventos fortes e alguma chuva - água de graça despejada das alturas para deleite de bichos e plantas. Água, ingrediente primeiro do "fermento da vida" a replicar a magia do crescer e multiplicar na continua conquista do pó e da rocha sob nossos pés. Mesmo o duro granito cede ao clamor vital e se cobre de mil verdes...

Aquilo foi anteontem, ontem não choveu, mas a excessiva umidade continuou mais apropriada a fungos e musgos do que para mamíferos. Os ventos da véspera varreram com eficácia o longe limitado pela altura de nossos olhos acima do nível do mar e o horizonte destacou com extraordinária nitidez ilhas e embarcações fundeadas ao largo. Para dar um toque especial à cena, longe o céu abriu uma fresta de pálido azul e o sol destacou texturas e cores naqueles objetos distantes. O mar, em contraste, se fez bem escuro ao longe e mais próximo se esverdeava e clareava.

A cena era digna de um(a) grande pintor(a). Em primeiro plano, uma traineira escura com seu barquinho atado à popa, singrava devagar rumo a oeste. Ao fundo, a luminosidade da faixa de céu sem nuvens se estendia até as ilhas (Cagarras e Rasa) sob um sol oblíquo a realçar as texturas da pedra, da vegetação e colorir os navios. Ondas transparentes e luminosas davam à água uma aparência de limpa. Eram ainda ondas fortes e as bandeiras vermelhas desaconselhavam o banho.

A "imperfeição" humana, da mão, do gesto, do olhar dá à pintura algo impalpável difícil para a fotografia captar. Por isto disse necessário um(a) grande pintor(a). A tecnologia fez prodígios e maravilhas, mas ainda não conquistou a fascinante "imperfeição" com que as mãos humanas enchem de vidas suas obras mais banais.

Hoje, a natureza com "suas imperfeições" colore também de azul a nova estação.

Wed, 28 Sep 2016 11:16:03 -0300

Bonito, obrigada!
Bjs
Ana

A cena era muito bonita, "digna de hábeis pincéis".


Wed, 28 Sep 2016 19:43:05 -0300

Bem vindas imperfeições...

Isso pra não falar do implacável passar do tempo
no seu outro "aviso".
Sim, é possível prever o momento final...

Aliás... boa noite aí, hermano....

      sem assinatura

Boa noite

Aproveitemos, pois para celebrar ainda: viva a vida!


Sun, 2 Oct 2016 00:04:52 -0300

que lindo! queria tanto ter visto o que você viu e tão bem descreveu, a fresta de luz do sol na pedra da ilha...

      sem assinatura

Estava muito bonito mesmo, em minha opinião, principalmente por causa da transparência da atmosfera, intensamente varrida por ventos fortes nos dias anteriores, mas não duvido nada de que a imagem por você formulada seja muito mais bela ainda.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457660.02925.1481