autora: Mima 

Inaugural

05/01/16

Cumpre inaugurar 2016. Sabemos, houve a inauguração oficial, chamada despertar, em francês, talvez para combinar com a bebida símbolo, outrora toda ela feita em Champagne, na França quando, em um mundo de poucos habitantes, bastava às gargantas sedentas e dadas a celebrações festivas. Conhecemos bem a onda de "réveillons" a fugir do sol e se repetir a "acordar" o novo ano em cada lugar, mas trata-se, aqui, de inaugurar 2016 para os leitores deste aprendiz e já se foram os primeiros dias em silêncio, janeiro chega a 16% de seus dias e nada, uma palavra sequer.

Das notícias veiculadas, destaca-se a bagunça climática, patente em toda parte, nas cidades abarrotadas, nas matas sobreviventes, nos rios e mares. Ameaça-nos profecia antiga: "o sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão". À parte os informes de inundações, secas, transbordamentos, devastações, excesso ou falta de neve, granizo na caatinga, chuva de mais de metro ou de menos de milímetro, vê-se o ser humano o mesmo, ensimesmado e prosa a resumir seu "autoconhecimento" à balança. Não, não virá do noticiário motivo para a inauguração.

O vasto mar, ora pontilhado por embarcações ao longe, minúsculas e dissolvidas com o esfuminho das brumas, ora cortado pela brutalidade do transatlântico gigantesco ou pelo cargueiro infindável - imensos de perto! - se repete por natureza e desde sempre as ondas apagam pegadas na areia e nela bordam guirlandas com o lixo devolvido. Tampouco o mar imenso trará a motivação. Mar, aliás, testemunha da inauguração oficial.

Impõe-se nosso primeiro encontro neste ano bissexto, urge achar um pretexto entre os prognósticos sombrios dos especialistas e o ronronar carrancudo de números dos economistas. Chegamos, o motorista do táxi mo dá: "a vida é linda, eu todos os dias agradeço por estar vivo", conclui.

Date: Tue, 5 Jan 2016 09:55:51 -0200

Comecei o ano aprendendo que reveillon é despertar e que chulé vem de shoes less, significativo, nao ? Bom reveillon com shoes less rs rs rs

      sem assinatura

Obrigado.
Que bom continuarmos a aprender a cada dia!
Acabo de descobrir o significado de gofrar (você deve conhecer, suponho):
* verbo
transitivo direto
1 fazer nervuras em (folhas ou flores artificiais)
transitivo direto
2 dar relevo a (papel, couro, pano), imitando o granido ou outro desenho
transitivo direto
3 Rubrica: artes gráficas.
imprimir (papel ou cartão) com relevo, sem usar ouro nem tinta, com texturas diversas, na máquina esp. reservada a esta operação; estampar a seco, estampar a frio


Que não tenhamos saudade de 2015!


Tue, 5 Jan 2016 10:01:21 -0200

Oi Clode

... e vamos a mais um ciclo, sempre igual, sempre diferente... um interessante 2016 pra vc, com curiosidade e maravilhamento!
Me desculpe que não retorno frequentemente, mas saiba que adoro as suas crônicas!

beijo
Aida

Obrigado!
Você é querida, fique tranquila.
Sem possibilidade de saudade de 2015!


Tue, 5 Jan 2016 13:07:01 -0200

Concordo em parte com o motoriata de taxi.
Não acho a vida linda mas gosto muito de viver.

      sem assinatura

Linda quanto ao perene milagre de qualquer vida, a da mosca ou mosquito da dengue, a do pé de chuchu ou coqueiro da Bahia, a da bactéria patogênica etc. Sempre um milagre, quase difícil de acreditar.

Vivamos, pois, enquanto possível!


Tue, 05 Jan 2016 18:20:42 -0200

Clode,querido,apesar da pouca esperanca debrucada sobre os homens,ainda ha o imenso carinho e o desejo verdadeiro de um Feliz Ano Novo a voce.
Abs

      sem assinatura

Obrigado.
Mudemo-nos enquanto nos pudermos mudar...
Que 2016 deixe saudade!


Sun, 10 Jan 2016 12:49:27 -0200

Como você escreve tão bonito como a sua camisa...

Verdade!!

bjos

      sem assinatura

Merci.
Camisa velha, presente do filho e da nora. A foto é da Mima, na casa dela.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457392.98098.1348