detalhe de desenho de Anucha

(de esporadicidade imprevisível)

Intransitivo

29/01/19

A jabuticabeira dá jabuticaba. Dá intransitiva, não cuida de quem as colhe ou de quantas, em lenta fermentação, apodrecem sob o pé. Controlar e medir consequências é próprio do sapiens e dele só. Somos fruto dessa mania de contar, comparar, interpretar e buscar explicação. Somos os grandes jardineiros da razão.

Porém, como sempre acontece, o que nos acode pode ser também nossa perdição. O mesmo cérebro, apto a desvendar, é armadilha a nos falsear a verdade em meio a uma profusão de ilusões. Há milênios caminha a humanidade por esse fio de navalha, entre saber e imaginar.

Montamos uma estrutura onde é quase impossível dar-se como a jabuticabeira dá, sem se importar com quem recebe ou quem deixa de receber; sem lamentar o tamanho da "perda", apesar de Lavoisier, pois sempre se perderá uma parte maior ou menor. Certamente em uma sociedade onde permutas e doações acontecessem intransitivas como as da jabuticabeira os ricos seriam menos ricos, se existissem, e os pobres não seriam tão miseráveis.

O sonho de uma sociedade outra, apenas intuída e erigida com base no amor, não o amor das canções populares, metáforas eróticas do jogo reprodutivo, mas aquele enunciado pelo título de Mário de Andrade: Amar, Verbo Intransitivo, tal devaneio acompanha o ser humano ao longo dos milênios.

Perco-me nestas divagações diante do questionamento intermitente das razões para publicar estes textos ou sobre as medições de suas repercussões ou quantidade de leitores e outras aferições costumeiras nos ambientes comerciais e publicitários.

Da primeira vez, questionou-me uma judia romena. Da última, um judeu marroquino. Talvez a eles pareça mais absurda a doação intransitiva, a transação sem relação comercial. Talvez seja minha a deformação, mas gosto de publicar estes textos sem qualquer contrapartida.

Tue, 29 Jan 2019 14:49:54 -0200

Lindo, meu amigo!

Por favor, nunca deixe de publicar!

Obrigada,
Ana

Oi, Ana.

Valeu. Bom que você gostou, amiga.

Não pretendo parar, mas sabemos que o futuro é sempre um ponto de interrogação.

Obrigado eu.


Wed, 30 Jan 2019 10:29:44 -0200

ai ai ai... sempre aprendo demais com você e me sinto cada vez mais longe de tanto que você me ensina... cada vez aprendendo mais e mais com vocezinha...

      sem assinatura

Pior acontece comigo, que nem aprender consigo com tudo que admiro em você...


Fri, 01 Feb 2019 22:13:28 -0200

ADORO "dá intransitiva".
Adoro este título do Mario de Andrade, desde que o conheci, ainda mocinha.
Adorei a sua crônica.
Talvez digam que você é politicamente incorreto por falar o que falou sobre judeus.
Quemé a judia romena? Eu conheço?
Quem é o judeu marroquino? Idem?

      sem assinatura

Também adoro o título do Mário. Até comecei a ler o livro por causa dele, mas abandonei pelo meio.

Não falei sobre judeus. Contei fatos e mencionei serem ambos judeus.


Tue, 19 Mar 2019 00:50:53 -0300

grande qualidade de um ser humano que gosto e conheco e posso dizer unico

      sem assinatura

A admiração é recíproca.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458513.00030.1851