(de esporadicidade imprevisível)

Janeireiras

19/01/18

Constatamos, ao percorrer este pedaço da órbita terrestre, Janeiro, nós aqui nas imediações do Trópico de Capricórnio, os longos dias a se repetirem tórridos, com uma reverberação da luz solar a ofuscar e superexpor todas as cenas.

Das areias trazidas do fundo do oceano para refazer a praia de Copacabana, brotam alucinações que remetem às vastidões incomensuráveis do Saara, com cáfilas ordeiras de bons camelos e seus velhos beduínos protegidos por muitos panos.

Os celebrados 40 graus dos verões cariocas se refazem em cada passagem do planeta por este trecho da órbita, expondo ao máximo às radiações de nossa estrela este trópico do sul. Enquanto isso, no hemisfério norte, neva nos portais do deserto e se congela Nova York e a costa leste dos Estados Unidos enquanto nas estepes russas, o termômetro desaba aos 67° C negativos.

Com o passar dos anos, acostumei-me a enxergar o calendário como uma sequência de trechos da órbita de nossa bola de gude azul revestida de nuvens, nosso planeta extraordinário, literalmente, graças à Vida, o mais extraordinário de tudo neste universo. Seguir-se-ão Fevereiro, Março e, com o pretexto de um toque de poesia, o Outono, o Inverno e a Primavera, estações desde sempre celebradas e cantadas por verdadeiros poetas.

— Ah, esse eixo e sua bendita inclinação! Fosse ortogonal ao plano da órbita e babau, desapareceria cada Estação, teríamos dias todos iguais, monótonas alvoradas e ocasos sempre a mesma hora e, do equador aos polos, a mesmíssima e permanente gradação. Sim, os polos seriam mais frios, com o sol a tangenciar o horizonte o ano todo, dia após dia. Todavia, nosso pião gira oblíquo ao chão e cria, assim, cada Estação.

Por enquanto e por aqui, o assunto dominante é o calor, as temperaturas e "sensações térmicas" acima da de nossos corpos.


do Houaiss: ²janeireiro

Regionalismo: Portugal.
adjetivo

2 que nasce em janeiro; que só floresce ou se cria nesse mês
Ex.: plantas j.

volta


Sat, 20 Jan 2018 00:02:18 -0200

Belo! Gostei de aprender a palavra que pensei ter sido inventada por você.

      sem assinatura

Também gostei de descobrir o termo. Sendo um regionalismo português, torna-se mais precioso, pois janeiro em Portugal corresponde ao ápice do inverno. Deve haver, pois, menos coisas janeireiras.


Sat, 20 Jan 2018 01:16:28 -0200

Caro cronista, sempre me lembrando como é incrivelmente lindo e propicio para a vida o nosso planeta. pena que os humanos tem pressa em destruir ou consumir com tudo. que voracidade tem essa espécie.

      sem assinatura

A vida me encanta cada dia mais. Seja a minúscula aranha a viver num canto da pia da cozinha, seja a enorme baleia encalhada em uma praia qualquer, seja o musgo a aveludar o rochedo úmido, toda ela é surpreendente e mágica em seus mecanismos reprodutivos! Nossa espécie conquistou o dom de romper o equilíbrio de todos as coisas. Sim, é triste.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458138.00972.1672