desenho de Mima

Máquina de retrato

14/11/15

Atualmente, entre as menores minorias, está a de pessoas desprovidas de celular. Existem, garanto, pois entre elas se inclui uma prima caríssima. Mal sabe ela como invejo tal liberdade!

Muito jovem aprendi sermos possuídos por nossas posses e, hoje, testemunho quanto o avanço da tecnologia aprimorou a possibilidade do objeto se assenhorear de nós. O telefone celular, mesmo o mais estúpido, em oposição aos smart, tem toques, apitos, silvos, vibrações e mil outros meios de chamar para si a atenção e, em seguida, apresentar mensagens, perguntas, sentenças irrecorríveis e outras formas de a reter, até interferir irremediavelmente na vida da pessoa.

A Hasselblad me olhava e intimidava de cima do piano com a arrogância de seu preço e, assim, fiz com equipamento alheio o trabalho que possibilitara sua compra. Ao celular barato, dá "vida" complexa rede de equipamentos, conexões sem fio etc. e tanta tecnologia o faz um intrometido, um egocentrado, sempre a interferir, sempre ávido de cada centavo, capaz de armar armadilhas por uns trocados ou proclamar, sem explicações, "isto pode", "aquilo não" etc.

Enquanto isto a filha do irmão de meu pai flana, talvez com lenço e documento, mas leve, levíssima sem celular. Olhe-se à roda: as pessoas mergulham de corpo e alma - a alma afunda, o corpo verga - nas pequenas telas a hipnotizá-las. Vem a moça, submersa em seu telefone sustentado pela mão direita à altura do peito, reta, em sentido contrário. Não há o choque, desvia-se no último momento - o olho é um instrumento espetacular! - e, detalhe: estava de óculos bem escuros.

O pequeno artefato serve, ainda, ao gesto icônico da segunda década do terceiro milênio: a exaltação do ego em "selfies", a sublinhar nomenclatura antiga - máquina de retrato - e confirmar o rosto humano como seu tema por excelência.

Sat, 14 Nov 2015 09:13:05 -0800 (PST)

sua irman tbm nao tem celular

      sem assinatura

Verdade!
Esqueci! Viu, já se trata de uma multidão de sem celular...
   (você nem imagina do que escapa!)


Sat, 14 Nov 2015 16:26:20 -0200

... e eu nem lembrava a palavra...

Máquina de Retrato...

É verdade que existiu mesmo?

kkkkkkk!!!!

      sem assinatura

Pois é, máquina de retrato a retratar a verdadeira essência da Fotografia: o retrato, a reprodução fiel da expressão facial.


Sat, 14 Nov 2015 22:14:25 -0200







MUUUUUITO LEGAL!!!!! Também admiro muito a prima sem celular!!!!!
bjs
Mima

Que bom você ter gostado.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457340.94685.1332