Mero palpite

27/09/13

Inúmeras vezes se assinalaram aqui frios temporãos, dias de frio intenso muito além do inverno. Por coincidência, na data de hoje, em 2000, depois, em novembro de 2012, bem mais tarde, de novo no último ano do século passado, aparentemente um ano bem frio, outra de janeiro, de 2004 e algumas mais. Hoje, todavia, salienta-se aqui o término dos dias frios, demasiadamente frios deste início de primavera.

O fim da tarde de ontem, aqui, propiciou um espetáculo efêmero e grandioso, quando uma fresta de céu clareou-se junto ao horizonte trazendo de volta a luz abençoada de nossa estrela, a uma distância curiosamente precisa para nos aquecer sem nos torrar, uma belíssima luz dourada a recortar copas de árvores cheias de folhas novas,e tenras e translúcidas. Luz também a iluminar, por baixo, muitos galhos. O show foi tão marcante, que logo uma vizinha ligou a perguntar se eu o tinha visto. Belo fim de dia, porém frio, um frio incomum para a época.

No início da madrugada, ao dispor o lixo para a coleta, hoje cedo, constatei um céu estrelado, ainda que através de um véu a embaçá-lo. Pouco depois, percebi que o frio diminuíra, estava bem mais agradável. Ao mesmo tempo que percebia esta melhora, o noticiário da televisão mostrava a cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, tomada pela fumaça do incêndio que, há vários dias, consome gigantesco estoque de fertilizante, ali perto. Antes, o vento levava a fumaça para o oceano. Agora, sopravam em direção à cidade, evacuada na correria.

Ventos terríveis para os habitantes de São Francisco do Sul mas, provavelmente, o responsável por levar embora o ar frio daqui...

Que fique, então, este marco da suposição de um dia cheio de calor, com céu azul e sol beleza, como se repetia nas aulas da enfoco... Se amanhecer frio, frio demais, apague-se esta croniquim.

27 de setembro de 2013 15:50

melro alpiste:


amanheceu frio demais aí? Gostei da crônica, bem crônica, misturando com fato noticiado - que horror a fumaça engolir a cidade!
Distância não perdeu o acento circunflexo, não.

      sem assinatura

Sim, alpiste para o melro!

Obrigado pelo copi.

(Parece que só você gostou...)


12 de outubro de 2013 15:17

que linda, Clode, só li hoje
não fiquei sabendo desse incêndio em SC

bjs, Maren

Obrigado.
Um incêndio em uma fábrica de fertilizantes em São Francisco do Sul, em Santa Catarina, não é mesmo notícia em São Francisco, Califórnia (nem em Cazadero).

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2456562.76704.1186