Os dicionários

 

Eis a reprodução da página:

  Ajude a criar o dicionário Michaelis do novo milênio

Da Redação do UOL 21/04/99 19h07

Em São Paulo

O Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, da editora Melhoramentos, vai incluir novas palavras, usos diferentes para palavras já conhecidas, regionalismos, gírias, expressões antigas ou criadas em determinados grupos entre seus verbetes.

E o público está convidado a participar, de maneira fácil e imediata, pela Internet. O objetivo da campanha, que se intitula "O Português é seu", é elaborar um dicionário maior e mais completo, atualizado por todos os falantes da língua em todos os continentes através do mutirão Michaelis do Milênio.

Como participar

Preste atenção nas ruas, revire o baú de sua história, converse com seus familiares, fique ligado para descobrir a maneira de falar e os costumes de linguagem da sua região. Se encontrar uma novidade em uma conversa ou texto de jornal ou texto de revista, verifique se o Michaelis já contém a palavra com o mesmo sentido e grafia.

Para isso basta se conectar à Internet e ao Universo Online, que abriga a versão online do Michaelis (em http://www.uol.com.br/michaelis).

Se a palavra que você procura ainda não está dicionarizada, descreva seu sentido e envie sua sugestão pelo site.



Inspiração da campanha

No século 19, para a elaboração do Oxford English Dictionary, que com 500.000 verbetes ainda é o maior do mundo, adotou-se a idéia de fazer uma campanha chamando leitores voluntários para ler livros de todos os períodos da literatura inglesa e americana, fazendo listas de palavras que poderiam interessar aos editores do dicionário.

Os leitores preenchiam uma ficha com a palavra selecionada, os dados do livro em que foi localizada, e cópia fiel da frase completa em que a palavra foi encontrada, explicando, assim, seu sentido completo.

Ao longo dos 48 anos necessários para elaborar este dicionário, os editores receberam mais de 6 milhões de fichas devidamente anotadas. E não havia Internet naquela época!

 

 

 

(O texto, a tipografia e as cores do original foram rigorosamente mantidos.)

O Vovabulário Ortográfico da Academia registra on-line e não, online

 

 

|home| |volta à crônica| |mail|

 

 

23/04/99