autorretrato Crônica do dia

Moleques

27/02/19

Esses moleques do Vale do Silício! Pensam serem os donos do mundo (e quiçá o sejam, conforme se defina mundo e dono), mas moleques também envelhecem e os adolescentes das décadas de setenta e oitenta, já são pais e alguns, avôs.

Do lado de cá da bola, nas imediações do Trópico de Capricórnio (sempre posto na parte de baixo de um espaço sem pé nem cabeça), sigo com minha particular paranoia referida vez ou outra neste espaço. (Mais, no final do século vinte).

Faz tempo, aceitei sugestão de um site da NASA e me inscrevi para receber por correio eletrônico as novidades do Earth Observatory, com links para as mais recentes imagens feitas por satélites e astronautas de nossa adorável bola de gude azul, apaixonada por nossa estrela a circular a seu redor como cupim em torno de lâmpada.

Durante alguns anos tudo correu bem: recebia a mensagem, clicava nos links e deleitava-me com as visões do alto, de muito alto. Um belo dia a coisa mudou: clicava no link do correio eletrônico, abria-se o navegador e aparecia a informação: é impossível abrir a página.

Notei, então, existir, no final de cada link, de um pequeno código, a repetir-se sempre o mesmo: "?src=nha" e que eliminando tal rabicho do link recebido, a página se abria normalmente. Há pouco tempo, enviei uma mensagem para "nh-weekly@lists.nasa.gov" muito sintética: 'Why "src=nha"?' Não houve resposta.

No boletim seguinte, logo percebi a ausência do sufixo nos links enviados. Cliquei no primeiro, abriu-se o navegador e apareceu: "Safari Can't Open the Page" e, em letra miúda, uma pseudo justificativa:

captura de tela de "explicação" do navegador da Apple
captura de tela de "explicação" do navegador da Apple

Pareceu-me indiscutível a presença de moleques do Vale do Silício nos bastidores. Na mesma hora, defini o Firefox como navegador padrão (default) e voltei ao mesmo link na mensagem e logo a página da NASA se abriu diante de meus olhos.

|home| |índice das crônicas| |mail| |anterior|

2458542.08311.1867