de esporadicidade imprevisível

O caso do cabo

29/12/17

Apesar de todo avanço, os computadores ainda usam cabos, os velhos fios elétricos com plugues ou conexões complicadas, em geral, identificadas por siglas a fazer mais abstrato esse universo paralelo dos cabos e cabeamentos.

Liguei o computador, as pequenas luzes tremularam a indicar sua atividade, mas a tela permaneceu negra, sem qualquer sinal de vida. Era o cabo, eu sabia: há algum tempo vinham acontecendo apagões por poucos segundos ou até alguns cutucões no cabo, para a tela voltar a luzir e se restabelecer o nexo entre mouse, teclado e a ação invisível do computador. Às vezes, em vez da tela preta, surgia um chuvisco cinzento, de curta duração. Segui adiante, cutucando o cabo quando necessário.

Agora, inerte aos cutucões, o cabo precisava ser substituído e aí começa a aventura. Descrevi para o vendedor o problema, os cabos envolvidos e aceitei sua sugestão. Ele me vendeu dois cabos para serem ligados entre si e resolver o problema. Tentei e nada! A tela continuou pretíssima, o que inutiliza o computador. Somos bichos visuais.

Voltei à loja, expliquei o insucesso e ele, sempre atencioso, sugeriu dois outros cabos, que vieram com mais um cabinho de quebra. Voltei, liguei um cabo ao outro, liguei os plugues no computador e na tela e... nada, tela preta.

De volta, repetiu-se a cena. O vendedor ouviu tudo, em seguida se dirigiu a um outro canto da loja e voltou trazendo um novo cabo, agora único! Com este, bastou enfiar uma ponta no computador e a outra na tela para tudo voltar a ser como antes!

Agora, duas observações: um cabo único substituía os dois anteriores e custava cerca de um terço do preço dos pares anteriores; por fim, me lembrei de ter substituído a antiga foto de fundo por uma imagem do Everest, um monte com péssima fama e muitas mortes. Ah, como é fácil hipostasiar superstições!



Do Houaiss:
hipostasiar

• verbo
Rubrica: filosofia.
transitivo direto
1 considerar falsamente (uma abstração, um conceito, uma ficção) como realidade;
transformar uma relação lógica numa substância (no sentido ontológico da palavra)
transitivo direto
2 atribuir abusivamente realidade absoluta a uma coisa relativa

ontológico Datação: 1873

• adjetivo
Rubrica: filosofia.
1 relativo à ou próprio da ontologia, a investigação teórica do ser
1.1 no heideggerianismo, relativo ao ser em si mesmo, em sua dimensão ampla e fundamental,
em oposição ao ôntico, que se refere aos entes múltiplos e concretos da realidade


Sat, 30 Dec 2017 15:57:58 -0200

Oi Clode. Mate a minha curiosidade: o cabo era esse aqui

item_XL_5611803_2661236

Se foi, ele se chama VGA/VGA macho.

Grande Abraço. Feliz 2018 prá Vcs aí!

      sem assinatura

Não, quer dizer, em uma das pontas era VGA, fêmea. Na outra, HDMI.

Acho que o vendedor tentou "empurrar" opções mais caras, não sei.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458117.01938.1662