'Meu primeiro desenho' by  Anucha [1991]

O ingrediente decisivo

08/01/18

Análogo à chuva intermitente a molhar e sumir para depois voltar, lembranças esvoaçantes borboleteiam ao léu na memória para, volta e meia, uma se destacar e voltar às lentes da recordação. Apesar de assim rever um mesmo fato do passado, escapa-me a essência, a verdade do que foi, se for possível determinar a verdade do que não é.

Como alternativa, se pode supor mais imprecisa a memória dos momentos intensamente vividos, como se a pujança do momento não deixasse marcas, vestígios, história. Procuro em mim o documentário daquela Escola de Fotografia e constato sua inexistência, salvo por alguns fotogramas dispersos, alinhavos de tramas mal contadas, suspiros de saudade fingidos ou verdadeiros e pessoas de então agora envelhecidas.

Mais de uma vez procurei reunir como em um obituário recordações da enfoco em sua curta existência - de 1968 a 1976 - e, de certa forma, acabei de mãos vazias ou, pelo menos, o resultado pareceu-me muito diferente do que foi a escola. Encontrei ao longo da vida com alguns antigos alunos e testemunhei todo entusiamo com que lembravam os velhos tempos dos "bancos escolares" ("bancos" herdados do Curso Kubrusly, de minha tenra infância).

O chão permanece molhado por algum tempo, mas depois seca, assim como somem as reminiscências até uma próxima provocação por qualquer eventualidade, quando retornam tentativas de reviver o que já se acabou. Impossível! Assim como o futuro é mera especulação, o passado é feito apenas de palavras, estejam elas escritas ou meramente esboçadas nessa ou naquela mente.

Em plena ditadura militar, com muitas condições externas adversas, hostis até, surgiu um titubeante Curso enfoco para, meses depois, ser formalizado como enfoco - Escola de Fotografia, feito de muito improviso e - ingrediente decisivo! - uma grande dose de juventude.

Mon, 8 Jan 2018 10:59:09 -0800 (PST)

saudades da enfoco

      sem assinatura

Pois é... A explicação que encontro para "acontecer" algo como a enfoco, seria a constelação de inúmeros fatores aleatórios e independentes de nossa vontade. Foi mesmo muito legal!

Obrigado,

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458127.10659.1667