Crônica do dia
Publicação esporádica, a perder-se como berro de vaca, que todavia muge, apesar da inutilidade declarada de seu berro.

 

O som

29/08/05

Parece descabido escrever sobre um som. Melhor registrá-lo e apresentar a gravação em vez de texto. Aliás, se o homem chegasse primeiro a um meio de reproduzir o som é provável que jamais existisse notação musical, com pauta, clave etc. Mas vou tentar falar de um ruído.

Um ruído inusitado. Pensei primeiro no roçar de bambus grossos, cujos ocos velhos e rijos ressoam estranhos sons. Rangem, nas grandes ventanias, a imitar as cordas de grandes transatlânticos do píer da Praça Mauá de minha adolescência. Logo descartei a hipótese: não havia vento e é preciso muito para mover na base o gigante bambu-brasil. O ruído continuava, ritmado e intrigava.

Seria um sapo-boi? Não, não era voz de sapo-boi, mas a lembrava por qualquer razão. Além do mais seria impossível sapo naquele sertão temporário. São Paulo tem épocas de lições de sertão: chuvisca, vez ou outra, mas é tão ralo que nem molha a segunda camada de folhas, a terra, então, nem pensar. Segue virgem de água e dura como pedra. Depois vêm notícias de represas secas e racionamentos. Não, sapo, não.

E coruja? - só podia ser. Um som surdo como o vibrar de um dedo esfregado devagar na pele esticada de um surdo, o instrumento, claro. Vibração gutural, de baixo-profundo, oca, meio mecânica, mas animal. Procurei nas coisas altas. Vi que o som que parecia de vir cá, vinha de acolá. Segui e... foi tudo num instantâneo que só compreendi depois, quando a coruja - seria mesmo? - no alto do cocuruto de um poste, ao perceber meus olhos nela, voou.

Impossível até garantir que fosse coruja, tão rápido tudo me surpreendeu, mas o vulto contraluz me pareceu de coruja e o arco que o pássaro descreveu, ao se lançar no ar, primeiro caia para depois subir e assim passou bem perto, malgrado a condição desfavorável de luz.

Voou em direção ao sol e sumiu antes de sumir.

|home| |índice das crônicas| |mail| |anteriortem carta...

2453612.615