Outro belo dia

07/10/15

Outro belo dia se anunciava já na madrugada, despido o céu dos véus de névoas e a ostentar, esplendorosa, Sírius, a estrela mais brilhante, a luzir mais com mais que esplendor, escandalosa, como disse o poeta ao falar de Vênus, estrela que não o é, mesmo chamada assim, Vésper ou Matutina, pois luz espetacular somente antes do amanhecer ou logo após o ocaso e, na madrugada, Sírios brilhava como se Vênus fosse, tão varrida por ventos fortes a atmosfera.

Agora o dia confirma a previsão e o já sol aquece forte, mais o hemisfério sul - reparou como é bem patente esse deslocamento da rota do sol a cada dia, para o sul? Observe, são apenas duas semanas do equinócio e é fácil ver a luz solar nas manhãs ou entardeceres entrar por nossas janelas vindo de um astro muito mais ao sul - até o solstício, em 22 de dezembro, o sol traçará na abóbada celeste, a cada dia, um arco ligeiramente mais ao sul. São Paulo, cortado pelo trópico de Capricórnio terá, ao meio-dia do solstício, a incidência de sol na vertical (com mais precisão, alguns minutos depois do meio-dia) e seguiríamos por aí afora a esmiuçar coordenadas geográficas, ângulos e outras sutilezas matemáticas não soubéssemos como são maçantes para a grande maioria tais relações numéricas e geométricas, ou geodésicas, pois falamos da Terra, este milagre cheio de vida, vida pródiga e fecunda, em permanente desafio com a humanidade e a desafiar, também, a compreensão, não dos números capazes de provar a astronomia, mas a autocompreensão da própria humanidade...

Os estudiosos chamaram de "ego" e criam ainda o "id", mas somos apenas nós, seres humanos a cometer maravilhas e propiciar tragédias e, juntos, seguirmos como humanidade cheia de delícias e sofrimentos, rumo ao desconhecido.

O dia ensolarado continua com vento a varrer os céus.

7 Oct 2015 17:19:16 -0300

É encantado mesmo o seu encanto
com o que vê do lado de fora das
portas e tapumes...

beijos

      sem assinatura

Perdi-me desta vez: levou-me a releitura do antigo texto "Um belo dia" e a redescoberta do Bandeira e dos Les Luthiers e do Papanatas, do Brucutu. Pensei em aproveitar o belo dia e voltar a mencionar a todos com os links correspondentes, mas a visão do céu da madrugada (um pouco a noroeste de Sírius resplandecia Órion (mais ou menos assim:

céu da madrugada

e acabei por me perder...

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457303.15821.1323