auto-retrato 

Pelo telefone

26/01/10

Pelo telefone, docemente, perguntou se estava enganada ou se o intervalo entre as crônicas, agora, estava maior. Falei-lhe de minhas suspeitas de se ter perdido toda a água da represa, da síndrome de torneiras inúteis ou de eventual contágio pelo vírus ministerialis dictatori, praga cujo principal sintoma ecoa: "nada a declarar, nada a declarar".

Nada - como se vê aqui ultimamente. Nada, talvez pelo sabor déjà-vu de toda coisa ou pela sensação de reply de toda cena ou pela umidade excessiva a mofar tudo por dentro e por fora ou, ainda, pela mesmice do fundo sonoro de chuvas, chuviscos e temporais numa monótona paisagem acústica!

Ela, então, ponderou que talvez fosse tempo de parar de produzir e começar a organizar. Sugeriu que começasse a selecionar e temperou dizendo gostar dos textos e confessando sentir falta desta croniquinha anódina, alheia à política, políticos, politicagens e ignorante de 'caras' e celebridades.

Selecionar? Rever mil textos, coisas com mais de doze anos? Tarefa impossível, fora ser eu o mais suspeito dos leitores! Eu, um bagunceiro de nascença e mais ainda ao sonhar uma ordem perfeita, a perfeição inatingível. Não, não saberia selecionar e, se o fosse capaz, não teria a disciplina indispensável.

A vida toda este desafio zombou de mim. Impressionam-me as coleções de insetos, com cada espécime num compartimento da gaveta forrado de algodão. É preciso ordem, inclusive a alfabética, que me permite achar a palavra lardizabalácea no dicionário, mas pôr tudo em ordem sempre me pareceu tarefa para computador. Gente vê em documentos coisas que um computador jamais poderia suspeitar...

Uma crônica que li em "Seleções", ainda adolescente, explicava no título: "Arquive em 'S', de Sentimento". Que computador saberia ser hoje o aniversário desta amiga que telefonou?

lardizabaláceas
Substantivo feminino plural.
1.Bot. Família de dicotiledôneas da ordem das ranales, composta de lianas com folhas palmadas ou penadas e flores solitárias ou racemosas.
Há umas 15 espécies, exclusivas da zona temperada. [do Aurélio]

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anteriorcarta1119 carta1120 carta1121 carta1122

2455222.41594.1003