autorretrato 

Perfume e seca

01/08/14

A brisa não parece ter uma direção definida. De repente, muda de lado e vem um perfume maravilhoso. É um odor há muito conhecido e o olhar confirma: sim, a jabuticabeira está florida. A velha jabuticabeira de mais de quarenta anos, cuja muda foi adquirida numa Feira do Verde, evento, na época, realizado anualmente na Marquise do Ibirapuera e plantada, inicialmente nos canteiros da enfoco - canteiros ofertados à Escola por Lila Egydio Martins - e transplantada para o lado de cá do fim do mundo com cerca de cinco ou seis anos. Em outras épocas cobriu-se de tal forma de flores a ponto de ser chamada, por mim, de árvore de pelúcia em evocação a uma cena de Oito e Meio, de Fellini.

Neste ano, com a falta de chuva a ameaçar uma seca nordestina no sudeste, a velha árvore ostenta poucas flores e precocemente. Ainda assim, vem com a brisa apropriada o perfume esplêndido e inconfundível. De perto, se constata a escassez de flores e umas poucas e esparsas jabuticabas, pequenas e em todos os estágios de maturação. Algumas verdes, outras maduras e ainda outras em estágios intermediários. Curiosamente as abelhas comuns, apis mellifera, não parecem se interessar pelas flores de jabuticaba, tão perto de sua colmeia. Muitos outros insetos alados esvoaçam ao redor da árvore, inclusive outras abelhas, pequenas e pretas, mas não vi aquelas comuns, do mel de supermercado.

É patente a perturbação provocada na vegetação pela prolongada ausência de chuvas. A paineira não chegou a ficar completamente nua este ano, tem ramos novos e ralos de folhas viçosas. O liquidâmbar apresenta galhos em diferentes estágios - alguns completamente despidos de folhas. Outros com folhas verdes e outros mais com elas entre o marrom e o amarelo. Uma flor singela de helicônia se destaca solitária qual bico de tucano.

Fri, 1 Aug 2014 14:49:32 -0300

ADOREI1 bj

      sem assinatura

Que bom! Como diz aquela música, 'tá chegando a hora. . .', né?


Sat, 2 Aug 2014 14:45:40 -0300

Eu acho que a natureza já está tão sacaneada que as espécies de toda ordem já não se entendem muito. Sabia que as abelhas estão se extinguindo? Parece que as árvores já não sabem mais quando florir...

      sem assinatura

Sim, já ouvi falar do problema das abelhas... O bicho homem é ganancioso e age como se fosse eterno...


Sat, 2 Aug 2014 14:14:39 -0700

adorei a descricao da historia da jaboticabeira, ainda mais q
vivenciei a enfoco , etc

hoje mesmo constatei q nao tem muitas amoras, a arvore ja tem folhas
amarelas, enquanto as frutas ainda nem estao maduras

essa regiao aki entrou pra lista de exceptional em relacao a seca, a

pior - depois de extreme, e outros nomes q tais
nao estavamos nessa "categoria"
risco de incendio eh grande, obvio
felizmente aki nao tem muitas arvores, nao eh floresta fechada, tem
muito gramado e lugar aberto

bjs

      sem assinatura

O homem faz e desfaz e a natureza se adapta e muda. Certamente a vida sobreviverá.
Cuidado que fogo é fogo!

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2456871.19619.1228