Presságio

12/02/19

O prefeito do Rio de Janeiro, um pastor evangélico e ex-senador (ignoro outros títulos que o desabonem) promoveu uma reunião na manhã de hoje para instruir e divulgar providências relacionadas com a tempestade programada para se abater sobre a cidade amanhã, conforme vaticínio dos mais afamados haríolos do clima, com, espera-se, fúria igual ou superior à da tormenta do último dia seis que, entre outros estragos, matou seis pessoas*.

Cria-se, assim, excelente ocasião para aferir superstições e acasos, constatar fantasias e fatos. Caso ventos e águas açoitem novamente enfurecidos os morros residenciais da cidade maravilhosa e arranquem pela raiz muitas árvores urbanas e as autoridades outra vez se vejam obrigadas a fazer um rol de cadáveres, a ciência sairá vitoriosa e louros coroarão cérebros de meteorologistas e os de seus supercomputadores.

Se, no entanto, as volumosas formações de nuvens aptas a provocar temporais iracundos se desviarem, por qualquer razão, indo despejar ventos e águas em outra freguesia, por exemplo, em alto-mar, certamente surgirão intérpretes para relacionar fatos por caminhos metafísicos, para atribuir ao gesto de precaução do alcaide a catástrofe evitada.

Somos o animal criador de histórias e misturamos com facilidade o que é com as mirabolantes criações da imaginação. Desse amálgama emerge a superstição a relacionar fatos sem qualquer possibilidade de comprovação. O caldo de crenças e atribuições fermenta-se como cultura.

Somos produto e agente de inúmeras culturas entrelaçadas e buscamos clareza ao tentar ver o que se passa ao redor e, ao mesmo tempo, dentro de nossas cabeças.

Amanhã, a esta hora ou pouco mais, saberemos se meteorologistas ou supersticiosos levaram a melhor. Por enquanto, o calor é grande e o céu com muitas nuvens faz o mormaço oscilar.


• Houve uma sétima morte dias depois. volta

Tue, 12 Feb 2019 21:05:54 -0200

                                                                É isso aí !

                                                               Aguardemos os acontecimentos de amanhã.

                                                               Bj Brte

Oi, Dedete.

A espera da tempestade se transformou em mais um "grande evento carioca"...

Aguardemos.


Wed, 13 Feb 2019 10:50:45 -0200

... Mas nada se compara aos seus iracundos... se você me permite...

      sem assinatura

Gostou de iracundos? Outro preferiu os haríolos...


Wed, 13 Feb 2019 19:04:30 -0200

Haríolos, iracundos.... novas palavras no meu vocabulário. Bela crônica

      sem assinatura

Obrigado e perdão.

Escaparam-me os termos. Tentarei me controlar.

|home| |índice das crônicas| |mail| |anterior|

2458527.12375.1860