Já houve um slogan aqui, foi banido.

Procissão de nuvens

12/04/18

Entre o leste e o sudeste um fundo de nuvens muito escuras destacava prédios iluminados pelo sol oblíquo de outono e sugeria a possibilidade de chuva, não prevista nos boletins meteorológicos, no meio da tarde de ontem.

Há alguns dias, o vento se mantinha mais ou menos constante, com rajadas mais fortes de tempos em tempos, sempre a soprar daquela direção, com sutil variação entre leste e sudeste.

Pouco tempo depois, chegaram as primeiras nuvens, claras, luminosas em desfile contínuo no rumo dos ventos. Vieram e seguiram na direção do oeste, noroeste fechando, progressivamente a abóbada e, à medida que seguiam rumo ao ocaso, escureciam mais e mais o zênite.

A cena bastava para me assombrar, tanto quanto, em outras ocasiões, testemunhei volumes prodigiosos de água, líquida ou congelada, despencar daquelas formações aparentemente fofas e capazes de flutuar ao sabor dos ventos.

A parada continuou e escureceu ainda mais, como se a tormenta fosse inevitável. Todavia, ao longe, no leste, se iluminava em límpido azul-claro uma faixa estreita. O séquito das nuvens seguiu seu curso e, ao revés, se tornaram mais e mais claras até aninharem-se todas nas bandas do poente para, no final da tarde, surgirem orladas de ouro em contraste espetacular com o cinzento-escuro de suas massas d'água.

Desta vez, guardaram-se para irrigar outras paragens. O céu voltou à sua bela tonalidade outonal, o mar, relativamente escuro, quebrava na praia com respingos de escola de samba e a quantidade de aves marinhas a planar no azul sem bater as asas me pareceu maior.

A noite veio cedo (e até o solstício se antecipará a cada dia). O farol da Ilha Rasa se acendeu, assim como as luzes dos navios ao largo, além da forte iluminação da praia. Mais tarde, Júpiter brilhava entre as constelações de Libra e Escorpião.

 

Thu, 12 Apr 2018 20:14:42 -0300

Que jeito tão especial de olhar o que te cerca, Clode!

E que linda, muito linda metáfora do que se passa hoje, por estas bandas onde vivemos.

Obrigada.

Bjim


Helena Katz

Obrigado eu, duas vezes: pelo seu comentário e por apontar a metáfora que não planejei...

Gostei.

Muito obrigado.


Fri, 13 Apr 2018 07:27:06 -0300

Oi, Clôde

Que descrição linda!
Obrigada!
Bjs
Ana

Eu agradeço tê-la como leitora.
Obrigado eu.


Sat, 14 Apr 2018 23:19:37 -0300

Clode você é a única pessoa que eu conheço que sabe onde está Júpiter e a constelação de libra ou de escorpião.
bj lu

Devo confessar, porém, que conferi em um software de astronomia, maravilhoso, o Stellarium. A constelação de Escorpião aprendi a conhecer na bandeira brasileira, ela está lá. Libra é mais difícil mas, como você sabe, segue-se a Escorpião. Quanto a Júpiter, não tem erro, brilha mais forte que qualquer estrela e só perde para Vênus.


Tue, 1 May 2018 11:36:30 -0700 (PDT)

que barato
adoro seu jeito de sempre nos lembar q as nuvens sao agua!

      sem assinatura

E são mesmo, né?

As tempestades todas não nos deixam mentir.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458221.04002.1711