desenho de Lu Guidorzi
basta um clique! 

berro - a parte inútil da vaca
Publicação esporádica destinada a perder-se como berro de vaca que, todavia muge, apesar da inutilidade declarada de seu berro.

 

QI

03/08/01

"aspas"

"Nenhum homem jamais foi para o inferno por causa de uma mulher a menos que ele já tivesse passagem no bolso, ou pelo menos tivesse fuçado nos horários."

Milionários Demais, Rex Stout, trad.: Álvaro Hattnher, Companhia da Letras, São Paulo, 1999, pág. 57.

Muito antes de existirem computadores, mais precisamente, quando, pela primeira vez ,ouvi falar em quociente de inteligência, desde então me pergunto o que vem a ser, exatamente, essa coisa vaga, ou múltipla, a que chamamos inteligência. Não procuro uma solução etimológica, é óbvio mas, de forma simples, saber entre as tantas inteligências possíveis, qual a ... mais verdadeira? mais inteligente? Ah, é preciso muita inteligência já para formular a questão.

A inteligência do homem desenvolveu a tecnologia até os limites da vida e da morte, até às fronteiras da matéria e do universo. A mesma inteligência criou uma sociedade perversa e pervertida, cruel, baseada na ganância e na exploração do mais fraco, fundamentada no poder das armas e do dinheiro. Essa inteligência gerou seres neuróticos, que perderam o contato com algo indizível, cujos vestígios persistem na alma da humanidade, se se pode falar assim do desconhecido, para o qual não há palavras apropriadas.

 

|home| |índice das crônicas| |mail|

2452124.295

crônica anterior