autorretrato 

Quaresma

05/03/14

As águas de março não vieram para fechar o verão e a seca migra aos poucos do nordeste cabra da peste para o 'sul maravilha' dos devaneios nordestinos. O verão ainda dura meio mês, mas a Terra já percorre no trecho da órbita quase paralelo ao eixo dos solstícios, abrandando as estações em cada hemisfério: um impiedoso inverno de grandes nevascas e, por aqui, a canícula incomum de um verão muito seco. Logo será outono e primavera ao sul e norte do equador.

Hoje cai chuva fina e praticamente ininterrupta. As previsões sugerem que assim permanecerá até domingo, pelo menos. O chuvisqueiro, por enquanto, mal se percebe, mas a espessa cobertura de nuvens entristece o dia ao escurecê-lo. Um leve rumor denuncia o gotejar quase imperceptível, ora mais nítido, ora quase ausente. As abelhas, indiferentes à garoa, chegam e partem de sua colmeia sob o vaso emborcado. As quaresmeiras já anunciam, há algum tempo, a liturgia inaugurada hoje com flores roxas.

No Mosteiro de São Bento da infância, sobre um outeiro junto à Praça Mauá, neste dia se cobriam os altares com panos daquela cor para, no sábado de aleluia, em espetáculo pomposo, caírem à meia-noite quando se acendiam todas luzes em uma nave, até então, iluminada apenas por velas, fornecidas a cada fiel, ao chegar. Na trilha sonora, o momento era marcado pelo repicar dos sinos nas torres e pelo som do órgão do velho templo, acompanhado por um cantochão. Apresentação digna de Hollywood.

Falo de espetáculos testemunhados há mais de meio século. Não sei se os ritos continuam como eram. Outrora, se podia ir sem susto à Missa do Galo e sair, depois da meia-noite, à pé, pela zona portuária ou mesmo voltar caminhando para casa. São outros tempos, outros costumes num mundo com quase o triplo de seres humanos. O dia clareou um pouco; o chuvisco parou.

Wed, 5 Mar 2014 16:10:40 -0300

Ah... essas lembranças do São Bento...

Sei não....

Sinto um certo nojo das religiões em geral.

Mas o lance da natureza... nada supera.

E sua fidelidade a ela - natura - é uma verdadeiro carinho.

bjo, mermão

      sem assinatura

Nada religioso no espetáculo hollywoodiano que contei. Os monges d'antanho faziam um show grandioso, independentemente de eventuais motivações religiosas.


Wed, 5 Mar 2014 22:26:24 -0300

lembro tão bem dessa missa de páscoa, aleluia ... etc

      sem assinatura

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2456722.08874.1210