autoria: José Lauro

Solstício de junho de 2016

20/06/16

Vinte de junho de dois mil e dezesseis, dezenove horas, trinta e três minutos e cinquenta e cinco segundos, pelo horário de Brasília. Três horas a mais, isto é, vinte e duas horas com a mesma fração, pelo horário Universal (UTC) ou de Greenwich (GMT). Para o resto do mundo, segundo o fuso horário local.

UTC=GMT
UTC=GMT

É o momento em que a Terra passa pelo "extremo" de sua órbita e a luz solar incide vertical sobre o trópico de Câncer ("traçando-o" enquanto a Terra gira). Daí em diante, o Sol começa a "voltar" no azul do céu em direção ao sul e se assinala, com isto, o início do verão no hemisfério norte e, ao sul do equador, do inverno. No "extremo" oposto, em dezembro, a luz solar cairá perpendicular ao trópico de Capricórnio.

Quino - Mafalda - imagem da internet
Quino - Mafalda - imagem da internet

Tudo porque a Terra percorre sua órbita, "um pouco torta". com seu eixo de rotação inclinado em relação ao plano da órbita (uns 23,5 graus com uma vertical àquele plano). Tal inclinação propicia dois momentos especiais quando os polos são mais expostos ao Sol e eles correspondem aos solstícios de junho e de dezembro.

desenho publicado aqui pela primeira vez em 1997
desenho publicado aqui pela primeira em 1997

Por tudo isto, os arcos, percorridos dia após dia no movimento aparente do Sol pela abóbada, se deslocam ao longo do ano entre o norte e o sul (ida e volta) conforme onde se esteja. Estes diferentes arcos, "traçados" sobre nossas cabeças de leste a oeste se manifestam na direção da luz, no comprimento das sombras e, é óbvio, na "qualidade" da luz.

os caminhos da luz na atmosfera
os caminhos da luz na atmosfera

A luz oblíqua, rasante à superfície, atravessa uma espessura muito maior de atmosfera, filtro a "roubar" mais os raios do extremo azul. Daí resulta uma coloração mais "quente", mais dourada e também uma luz mais suave, É a linda luz do final do outono. Em contrapartida, a energia recebida do Sol (calor, entre outras) também se reduz muito nas condições de "iluminação de raspão" e assim se faz o inverno.

– Viva o inverno! Viva o verão!

Mon, 20 Jun 2016 10:56:18 -0300

Amigo Clode,

Hoje quando acordei pensei em você e no solstício de inverno.

Seguimos juntos ao longo da vida de solstício em solstício.

Que bom que você não me deixa esquecer.

beijo

Mané

Sim, estabelecemos um curioso vínculo com a celebração de solstícios e equinócios. Mais de uma vez pensei em abandonar o hábito (vindo do começo dos anos 90, sem internet e por fax - andava fascinado com o aparelho! - então, apenas para o solstício de dezembro, como substituto explícito dos cartões de natal) mas lembro: "ah, não posso, minha amiga Mané conta com eles..."

Continuemos, juntos de efeméride em efeméride enquanto pudermos!


Mon, 20 Jun 2016 12:07:51 -0300

Olá Clode

Adoro receber essas suas crônicas que falam sobre Solstícios. E, hoje, ainda o céu nos brinda com mais um lindo acontecimento: a Lua Azul, assim chamado o plenilúnio quando ocorre duas vezes num só mês.

A natureza é muito bela. Está a nos presentear a todo momento sem que prestemos atenção, envolvidos que ficamos com coisas banais do dia-a-dia.

Aproveito para lhe enviar um Hai Kai de Matsuo Bashô que nos conclama para a contemplação da beleza.
"Nesta noite
ninguém pode deitar-se:
lua cheia".

Beijos da sempre aluna e admiradora,
Vera

Vera, obrigado.

Sim, hoje é lua cheia, embora aqui esteja totalmente encoberto.

Mas não se trata de um daqueles meses com duas luas cheias, pois o intervalo entre duas luas cheias é de cerca de 29 dias. Sendo hoje, a anterior foi dia 21 de maio e a próxima será no dia 19 de julho...

A Vida é maravilhosa, quer a chamemos de Vida, Natureza ou Deus. Com facilidade nos perdemos nas ninharias de nossa mente. Mesmo assim o "show da vida" está o tempo todo a nos reclamar...


Mon, 20 Jun 2016 11:04:50 -0700 (PDT)

mas essa cronica cheia de ilustracoes estah o mahximo!!!!!
adoro a mafalda, pra comeco de conversa, mas o melhor mesmo foi o desenhinho, nunca ficou tao claro o tal de solsticio e equinocio ...

adorei!!!

fui lah no link do desenho ... vc fez isso a mao livre? incrivel ... muito bom mesmo

bjs, Maren

O desenho, fiz especialmente para explicar isto à nossa irmã, em 1997. À mão livre... com o mouse, é óbvio. Em um programinha que uso até hoje, da Jasc, o Paint Shop.
Que bom que você gostou.


Mon, 20 Jun 2016 17:14:16 -0300

   Agradeço, divulgo e, com perdão do neologismo, "feicebuco". Devo dizer que não entendi a expressão "parece árabe", entre parênteses.

   G.

Ah, no velho desenho (de quase 20anos atrás)!
Os baloons teriam, teoricamente, de serem lidos da direita para a esquerda, como no árabe.
Obrigado pela divulgação e feicibucação.


Tue, 21 Jun 2016 09:05:38 -0300

Muito claro! Vamos ver se desta vez eu aprendo e não esqueço mais
qual é o solstício e qual o equinócio - devia ser óbvio: equi!
Obrigada
Bjs
Ana

Na escola, bem me lembro, "aprendi" que no verão estávamos mais perto do sol e no inverno mais longe dele. Em geral, os professores do ensino fundamental e até do médio não sabiam a explicação astronômica...


Tue, 21 Jun 2016 11:06:47 -0300

eu voto no verão.

      sem assinatura

Acredito... somos todos frutos da abundância de energia, ou melhor, da dose certa!


Tue, 21 Jun 2016 17:36:51 -0300

VIVAAAA!!!!

Adorei. Entendi quase tudo. Amei seu desenho e explicação.
Feliz inverno pra você. Na orla ao nível do mar não deve ser tããão frio.
Beijo,
Mima

Obrigado.

Este desenho foi feito para você, em1997!
Não é fácil ser feliz no inverno... falta energia.
Não é tão frio, mas pode ser MAIS úmido...

|home| |índice das crônicas| |mail| |efeméride anterior| |índice das efemérides|  |anterior|

2457560.44022.1431