Primeira Página

24/04/98



Pois é dona Sabrina, eis-me aqui de avental, pano de prato e colher de pau. Hoje, quem dá a receita sou eu. Calma, querida amiga, só por isso não é preciso sapatear, está provado que uma torta, por mais direita que seja a pontaria ou mais azedo o chantilly, não é capaz de derrubar ninguém. E, tem mais, a idéia não é minha, veio de pombo-correio eletrônico e-pigeon, e fala de um artigo recente de jornal que comenta a "página de abertura de browser, dizendo que a maioria das pessoas não muda, assim como deixa o relógio do microondas piscando e nunca aprende a programar o vídeo pra gravar (só mudei a minha porque você ensinou, o explorer entra direto na crônica do dia e o netscape em nada)."

Peraí, dona Sabrina, não tire conclusões precipitadas. O fato da missiva mencionar forno microondas não que dizer que vou assar um peru, de onde tirou essa idéia? Olha, dona Sabrina, vou contar um segredo: quiseram me confiscar, no Natal, para fatiar um peru... não dona Sabrina, um peru de Natal... mas entendo sua confusão, quando começaram a me descrever como seria o ritual - claro, fatiar comme il faut um peru de natal parece ter mais ritos que muito pajé... pois é, quando começaram a me contar em detalhes, confesso, tremi. E se só dependesse de mim, o peru ainda estaria lá, intacto... ora, dona Sabrina, é claro que está intacto... quer dizer... bem, vamos deixar de lado essa coisa de perus...

Só vim fantasiado assim para dar algumas receitas, como pediu a amável leitora. Não há nenhum mal nisso, né? É ruim quando alguém nos quer impor qualquer coisa, não é mesmo? Na marra, como se dizia no nosso tempo. É ruim. Mas dizia-se também: "guerra é guerra" quando o mundo estava assustado com a que tinha acabado e apavorado com a ameaça de outra, por começar... Mas o pessoal quer ter seu programa de navegação na Internet como campeão e por causa disso faz uma guerra dentro de nosso computador! Deve dar muito poder, ser o campeão dos browser, imagino... Por isso, a página inicial, aquela que o programa procura automaticamente ao se conectar à Internet, já vem escolhida pelo fabricante ou por um de seus asseclas, digo: distribuidores... É disso que fala a missivista e para isso pede as receitas. A elas pois.

Pelas estatísticas menos de 10% das pessoas, atualmente, usam outros programas para passear na Internet. Afinal, guerra é guerra... Apesar do procedimento ser praticamente idêntico para dois, há pequenas diferenças, que merecem menção. No programa da Micromacia (adorei esta tradução, da autora do pedido) é possível escolher além da página inicial, as páginas para todos os botões da barra de links, por exemplo. Já o concorrente, permite uma opção muito particular: começar com a página dos Bookmars, que no caso do Netscape, é uma página HTML. Escolha por onde prefere começar:

MSIE
Netscape

 

|home| |índice das crônicas| |mail |anterior||

 

123