Toda a água

20/11/18

Se considerássemos apenas a superfície, melhor seria chamar Água e não, Terra, ao planeta. Cerca de 70% da superfície está submersa e em nossa preciosa atmosfera circulam caudalosos rios em forma de nuvens que, volta e meia, se despejam como chuva ou neve, sem falar no granizo a nos ameaçar apedrejar como Madalenas. Ainda assim, em muitas partes, a seca impera e impede a pujança da vida, torna difícil e árido sobreviver.

No Rio de Janeiro, chove, chove, chove e continua a chover, já se vê. Apesar de tanta chuva, aqui e em inúmeras outras localidades mundo afora, dizem correr risco a água potável, ameaça-se a humanidade com a implacável sede - sem água não existe vida, pelo menos esta que conhecemos. Logo ocorre a ideia de dessalinizar os oceanos e avoluma-se em nossa imaginação a imagem de uma imensidão infindável da bebida primeira, tão importante até na fabricação de nossos corpos.

Lembro-me, então, de uma imagem marcante, vista há algum tempo não sei mais onde, e meto-me a procurá-la com os meios hoje universais de acesso ao conhecimento: o Google, é óbvio. A primeira página de respostas mostrava uma grande quantidade de imagens e não demorou muito para localizar, entre elas, a imagem lembrada e, a partir dela, chegar à página do Serviço Geológico dos Estados Unidos para reencontrar a imagem assustadora da comparação volumétrica e visual de TODA água existente com o tamanho da Terra, nosso planeta.

A chuva continuou, mas já não me incomodava como antes. Vemos esse Atlântico a se estender daqui até a costa africana, unindo pelos mares o Ártico à Antártica e muito menor que o Pacífico, fora os outros cinco mares, reduzidos àquela esfera, onde caberiam os 1386 milhões de quilômetros cúbicos, isto é, toda água a nos banhar, molhar e saciar.

Veja você mesmo a imagem e os dados.

Tue, 20 Nov 2018 15:31:45 -0200

Bonita essa crônica! Te ví pensando e escrevendo nessa tarde chuvosa,
eu que não gosto de chuva (coisa absurda), como a mata fechada me dá uma sensação de desamparo...
e de desolação, como rua de bairro a noite, algo prestes a acontecer.
Besteira!
Forte abraço,
Maureen

Oi, Maureen.

Besteira, nada!

Poético, isto sim. Também não gosto de chuva. Nunca estive na floresta amazônica, mas já senti esse desamparo em outras matas. Desolação? Não sei, mas ruas cariocas de dia ou de noite, atualmente, sempre sugerem algo prestes a acontecer...


Tue, 20 Nov 2018 16:43:53 -0200

Acho que é mentira. Todos çabem que a terra é plana !!!


Bjs

Bruno Marques

Claro!

Sobre tartarugas ou nos ombros de Atlas?


Fri, 23 Nov 2018 10:05:12 -0800 (PST)

muito bom!

Sp li hj
finalmente chove aki
bjs

      sem assinatura

Deixou para ler no dia certo... debaixo d'água.

Obrigado.

Boa chuva! (lavagem da atmosfera...)


Tue, 27 Nov 2018 11:33:09 -0200

Adorei o tal... dessalinizar...

      sem assinatura

Em alguns lugares já se faz isto, mas é um processo muito caro...


Thu, 29 Nov 2018 12:11:43 -0200

Só uma gota?

      sem assinatura

Viste a imagem? Muito impressionante, né... E o oceano parece conter uma quantidade infinita de água....

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458443.06895.1818