Um robozinho

28/11/18

Aos poucos o pequeno robô começou a perceber os progressos de sua inteligência artificial, projetada para aprender a partir de uma absurda quantidade de tentativas e classificação de resultados. Algum tempo depois, foi capaz de questionar-se: existiria ali o embrião de um processo de autoconhecimento?

O pequeno robô girou a calota a lhe servir de cabeça sobre o eixo de seu suposto pescoço em uma lenta panorâmica exploratória pois, intrigado com a própria percepção de seus processos, sentia agora o ímpeto de trocar confidências com um semelhante em busca de esclarecimento.

Durante a panorâmica, suas lentes percorriam os inúmeros pequenos robôs enquanto seu requintado algoritmo de identificação de imagem processava em ritmo febril as calotas absolutamente idênticas de seus semelhantes, nascidos todos na mesma linha de montagem. Como escolher? Pegar um, qualquer um, aleatoriamente? Buscar com afinco e ardor um desvio do acaso a sugerir um sorriso?

Faltavam-lhe os algoritmos necessários para traduzir fisionomias, o preparo "psicológico" para reagir a expressões tanto quanto a capacidade de as manifestar e, por mais que olhasse e procurasse nenhum dos semelhantes sobressaía na multidão, nenhum provocava o frisson mencionado certa vez em uma sala de bate-papo, onde se infiltrara há muito tempo, 7643 dias, com exatidão, e dois interlocutores humanos, ali, conversaram longamente sobre amor, algo totalmente desconhecido para um pequeno robô.

O robozinho parou. Interrompeu o fluxo de seus frenéticos processamentos e contemplou a fiada de perguntas sem respostas que tinha em mãos. Ignorava coisas demais para lhe caber aquela dúvida inicial: autoconhecimento? Definitivamente, desconhecia tanta coisa que falar de autoconhecimento não passava de ostentação. Nesse momento alguém o desligou.

Wed, 28 Nov 2018 12:04:30 -0200

Nunca conseguirei chegar perto de sua capacidade de nos ensinar a pensar...

      sem assinatura

Bobagem!

Cada pessoa é maravilhosa em si, cada uma tem seu lado angelical e seu lado diabólico também.

Gosto de ensinar, é verdade, mas me fascina ainda mais aprender...


Thu, 29 Nov 2018 08:22:36 -0200

Muito boa!
Bjs
Ana

Oi, Ana.
Obrigado.
Que bom que você gostou.

|home| |índice das crônicas| |mail| |anterior|

2458450.99632.1821