autorretrato 

Utopia

11/01/16

Um ser humano lúcido, capaz de perceber e compreender em volta de si e a si, apto a reagir mansa e inteligentemente, capaz de amar e, assim, fazer a sociedade outra, sobre novas bases, sem avidez, ganância, inveja, ciúme. Eis uma utopia entre tantas possíveis para questionar sua utilidade à intrincada trama de uma sociedade míope, individualista, egocêntrica e muito competitiva, por nós engendrada e alimentada dia após dia.

Não, não pretendo me arvorar guardião de sonhos e devaneios, de ideais cobiçados e inatingíveis nem tripudiar de uma humanidade enredada em suas miudezas e inapta a perceber a dimensão do universo (ou, pelo menos, sua provável ordem de grandeza), a vastidão da vida em todas as suas manifestações com sua fúria por se perpetuar e se multiplicar, não. Quis apenas brincar, como se tivesse um cubo mágico entre os dedos, com o tema da redação do exame vestibular para a Universidade de São Paulo, de ontem, domingo: "utopia", a questionar também a utilidade das utopias para a sociedade atual.

Você, leitor antigo, leitora sempre mais linda espera de alguma utopia um benefício real? Acha a projeção do impossível, pintar cenários idílicos do país das maravilhas, encher de anjos e fadas os róseos sonhos de uma humanidade verdadeiramente irmã, igual, isenta de violência, indiferente a competição, saciável e sociável, em suma, uma humanidade derivada do amor, acha isto um modo de erguer um novo mundo? Seria tal utopia de alguma utilidade na vida prática, na labuta diária imposta por Jeová ao casal primeiro como castigo pela perda da inocência - ou a ciência do bem e do mal não equivale à perda da inocência?

Ah, é fácil arquitetar utopias e esboçar ideais paradisíacos, mas aquele ser humano da primeira frase veria as coisas como são e os sonhos apenas como ideação.

Date: Mon, 11 Jan 2016 12:25:56 -0200

Ainda não li a crônica, Clode, mas de cara, quando li qual o tema da redação, pensei direto em você! E digo mais: fiquei com vontade de fazer essa redação só pra me testar, ver se eu sei escrever sobre utopia. Talvez eu faça um texto e depois leia o seu...
Não sei quando, pois, mesmo gripadona, tô trabalhando, lendo e fazendo textos que não me aprazem e, ainda por cima, para um hospital...

      sem assinatura

Sintonia fina, hehehehehe...
Faça isto, aguardo a sua "redação".
Fique logo boa dessa gripe (lembra de papai: "nada melhor para uma gripe que dura três dias do que o quarto dia...").


Mon, 11 Jan 2016 08:07:25 -0800 (PST)

"leitora cada vez mais linda" jah eh utopia
hehehe

      sem assinatura

Bem observado, tens razão... ah, o implacável envelhecer!


Mon, 11 Jan 2016 18:44:07 -0200

E não é que o mano escreve cada vez mais bonito e... certeiro na ponta agulha, como sempre.

bjo

      sem assinatura

Merci.


Mon, 11 Jan 2016 20:13:02 -0200

Arre égua!!!!
Será que a esta altura da vida vamos ter que aprender mais uma língua nova???
Bjs
Ana

Aprender novas línguas é bom. O pior seria ter de aprender hieróglifos...

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457399.00902.1351