autorretrato 

Velho tema

19/10/15

Percorro as capas dos jornais virtuais, manchete por manchete e nada me leva ao clique. O contato é antigo, mas aos dez anos me interessavam as duas páginas de tiras empilhadas de histórias em quadrinhos com as colunas, à esquerda da página par e à direita da ímpar, onde vinham palavras-cruzadas, curiosidades do tipo "você sabia?" e "Maravilhas da Natureza". A cada noite, do jornal trazido por meu pai, as duas páginas nos bastavam, a mim e meu irmão.

De volta à mesmice do atual noticiário, me pergunto se a ausência de estímulo se deve a velhice ou a novos critérios editoriais para escolha e tratamento dos assuntos noticiados. Alguns temas parecem recorrentes: um sucesso financeiro espetacular ou a simples manifestação de uma fortuna extraordinária, grandes desastres com muitas vítimas ou um sofrimento desproporcional de um ou alguns seres etc. Sem mencionar o submundo da política onde, por todo planeta, os mais espertos exploram a população nem o noticiário policial, outrora sem destaque e agora em grande evidência.

A notícia da bomba, o político desmascarado, o ciclone devastador, os desabrigados ou desterrados, os escândalos dos "famosos" - tudo isso me sabe déjà-vu, repetido demais para levar o indicador a pressionar o botão direito do mouse sobre a chamada em destaque na primeira página do jornal.

Por que precisaríamos dessa constante "atualização" dos mesmos fatos com nova roupagem? Com as notícias nos chegam uma infinidade de anúncios e se alguém paga por eles, tem muito interesse em influenciar o leitor. Pode ser que exista também vantagens para os editores em poder moldar a mente de quem lê e, em busca de "informação", oferecemos a parte mais preciosa de nós sem qualquer proteção: o cérebro.

Por outro lado, amiúde gosto, e muito, de alguns desenhos e fotografias.

Tue, 20 Oct 2015 18:20:41 -0700 (PDT)

me lembrou uma citacao a respeito do tempo q eh mais ou menos assim
desperdicamos o tempo, com bobagens, conversa, fiada, etc
se fosse dinheiro nao o tratariamos assim, mas o tempo eh nossa vida, e nao volta mais

sua citacao sobre o cerebro me lembrou essa outra citacao

bjs

Não era citação, quando disse oferecermos ao assalto da mídia a parte mais preciosa de nós...
Para mim o tempo continua um grande mistério.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457315.04672.1327