no Shopping da Granja

Ver

31/03/17

A Terra veio do Sol e dele depende para tudo. Toda energia consumida pela Vida vem ou veio do Sol. Mas entre todas as radiações da energia solar uma, em particular, é essencial a psique humana: a estreita faixa do espectro eletromagnético capaz de falar aos nossos olhos.

Os comprimentos de onda espremidos entre o infravermelho e o ultravioleta criam para nossa mente tudo, absolutamente todo o nosso universo visual. Quanto somos, de fato, animais visuais! Quanto nos deleita a visão do belo ou a percepção tátil através do olhar ou a paisagem em permanente mutação!

Foi um desses cenários cambiantes a nos rodear, ontem, no final da tarde, o motivo das exortações a estrela Sol e sua luz, bênção inestimável à nossa visão. Ali, além de nos possibilitar ver, a luz do Sol pintou efêmeros e sucessivos quadros dignos da assinatura dos mais famosos paisagistas.

Um arranjo de nuvens densas e volumosas à noroeste, deixou na sombra todo o primeiro plano e somente bem longe, no mar, chegava a luz dourada do Sol, muito oblíqua, pela hora e pela estação. Ela destacava como nunca as ilhas Cagarras e Rasa, as esculpindo em incomum claro-escuro.

Com tudo próximo amortecido pelo sombreado, ao leste, sobressaiam as ilhas Menina, do Pai e da Mãe, regiamente iluminadas. Enquanto isso, por toda volta se estendiam nuvens em filigranas com riquíssima gama de luzes e cores vindas ora de contraluzes, ora de fachos rasantes de um pôr do Sol apenas imaginado.

Lindo ali no Lido e impossível de traduzir com uma descrição. Ademais, em permanente mutação. Um navio grande com dois mastros, ancorado ao largo, se acendia e apagava conforme as nuvens evoluíam a bloquear ou permitir o Sol.

Aos poucos anoiteceu. A luz elétrica se fez gradativamente e quebrou a magia do findar daquele dia. Sábios os Incas ao escolherem seu Deus!

Fri, 31 Mar 2017 12:23:09 -0300

Lindo!
Quase dá pra ver...
Obrigada
Bjs
Ana

São cenas efêmeras que tentamos capturar com uma câmara ou em palavras.
Garanto: estava lindo mesmo, muito especial.
Afinal, é outono, uma época maravilhosa!


Fri, 31 Mar 2017 10:55:34 -0700 (PDT)

muito bem descrito, o impossivel de descrever

nao sei q ilhas sao essas - Menina, Pai, Mae

      sem assinatura

Você não viu a cena original. Por isto acha bem descrito, mas a realidade era muito melhor.

Clique no link de Cagarras e Rasa e poderá ver pelo satélite as três ilhotas se projetando à frente de Itacoatiara mar adentro. Peguei os nomes aí, obrigado Google.


Sat, 1 Apr 2017 09:32:09 -0300

Linda descrição

      sem assinatura

Obrigado, mas tenho certeza que você descreveria muito melhor com seus pincéis...

 

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457844.00010.1562

imagem original imagem original