Virada

22/05/14

Rajadas sucessivas confirmavam a previsão: vem aí uma virada no tempo, aproxima-se uma frente fria e os oráculos diziam mais: com ela chegará o primeiro frio grande, prenúncio de um inverno provavelmente atroz. A queda de muitas folhas teimosas, a negar a estação, assinala a direção dos ventos: noroeste. O sol, entre muitas nuvens, se acende e apaga ao sabor dos sopros. Entre as rajadas mais fortes sobressai o guincho dos saguis. Como trapezistas, circulam pelas copas entrelaçadas em busca de ovos ou filhotes recém-nascidos. Os pássaros, é óbvio, entram em polvorosa, alguns os atacam ou, pelo menos o tentam, em voos rápidos e rentes aos invasores, outros se limitam a gritar, se pios se podem chamar de gritos.

Passa um helicóptero próximo com um barulho assustador. Levanto o olhar em busca da ruidosa aeronave e coincide com um mergulho rasante de uma ave de rapina, preta com alguns detalhes brancos e audiovisual sublinha seus significados. Empilho grande quantidade de folhas secas - o chão está forrado delas! A chuva prometida tem um efeito péssimo grudando-as ao chão e dificultando toda varrição. As rajadas intermitentes e fortes se sucedem, aparentemente, cada vez com ímpeto maior. A mim parece indiscutível que, agora, chegam com um ar mais úmido - a chuva vem chegando!

Preso ao chão, desiludido do sonho de Ícaro, tem-se uma percepção imperfeita dos fenômenos do tempo, das convulsões grandiosas do envólucro gasoso de nossa Terra. Ainda assim aprendemos a decifrar os sinais e mesmo antes de conquistarmos a visão espacial, prevíamos as intempéries futuras como, agora, com muitas imagens e poderosos computadores se anuncia para amanhã a virada e para o final de semana o grande frio.

Rajadas de vento mais fortes e mais prolongadas parecem-me zombar das bobagens aqui anotadas.

Thu, 22 May 2014 13:50:37 -0300

Principalmente em M.Verde,essas viradas de tempo me dão muita ansiedade.bj

Lógico! Não gosto nem de pensar no frio que deve fazer aí!


Thu, 22 May 2014 16:09:13 -0300

E lá vem água! Ufa!!!!!
Agora, frio a gente não precisava né?

      sem assinatura

Não, ninguém precisa de negação máxima de energia!


Tue, 27 May 2014 17:34:38 -0300

Ei ei, mermão...

O vento sacode tudo lá fora....

E você, íntimo de todos os elementos já está baseado em São Paulo,nno seu mato, outra vez?

E vai ficando por ai de novo?

Por falar em novo... e a saúde?

beijos

mermão

      sem assinatura

Sim, estou em casa desde o dia 12!

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2456800.10189.1213