Alerta de tsunami

11/03/16

Desconhecemos o inconsciente, o pessoal e o coletivo, mas eles influenciam o tempo todo nossa visão, nossos atos, nossas decisões. Percebo em mim crescente atração pela floresta em detrimento de cada folha em particular. Isto deixa em segundo plano o indivíduo, a pessoa com seu nome e cédula de identificação.

Com certeza foi muito importante, no processo evolutivo das espécies, a valorização do indivíduo, a preservação daquela vida pois, finda, eliminaria também sua descendência potencial. Herdamos este comportamento e erigimos ao ego o mais alto pedestal - eu em primeiro lugar (Mateus, primeiro os teus) depois, eventualmente, parentes e amigos etc. Esta visão egoísta tornou-se alicerce da sociedade em que vivemos.

Assim, o político poderia argumentar agir apenas consoante maravilhosos e antiquíssimos instintos responsáveis pelo aprimoramento das espécies até o homo sapiens ao distribuir cargos e benesses. O militar aguerrido postularia a necessidade imperativa de combater para selecionar o mais forte, e logo corrigiria esta adjetivação para o mais apto. O oportunista espertalhão, do mesmo modo, justificaria suas deslealdades e desonestidades etc.

Embora o arcabouço da política pretenda visar o bem coletivo, o interesse de todos, a melhoria das condições de vida da sociedade, no dia a dia se vê cada um cuidar cegamente de seu interesse pessoal, olhar os fatos do alto da torre de seu umbigo.

Anunciam-se convulsões na política e na sociedade. Cresce no inconsciente coletivo a aceitação de um maremoto social qualquer e, aparentemente, depois de um certo ponto, tal perturbação da "normalidade" adquire energia suficiente para seguir seu rumo alheia a todo clamor, quer de um lado, quer do outro.

Individualistas, assistimos impotentes às tentativas de se fazer uma nova sociedade.

Fri, 11 Mar 2016 16:53:17 -0300

sério, hein?
Arcabouço é masculino ou feminino? você botou artigo "a".
Não consigo pensar em nós hoje como herdeiros de instintos primários, primordiais, ancestrais. Tenho sempre a impressão de que tudo foi mudando tanto que... nem sei se nos resta algo dos bichos anteriores ao tal homo sapiens.
quando você fala em política e em homo sapiens no mesmo texto, nnao posso deixar de me lembrar da maldita frase da dilma: homo sapiens ou mulher sapiens.
Vc viu? aarrrg! vergonha alheia!!!!!

Arcabouço é substantivo masculino, o artigo deve ser sobra de outra palavra... Obrigado.
Pois identifico em mim tanta coisa que acredito perceber em outros animais...
Claro que foi mudando e mudou muito, mas os instintos de autopreservação e procriação continuam fortes e firmes em nós, não? Não conhecia mais esta bobagem da presidente. Ela, definitivamente, não é brilhante.


Fri, 11 Mar 2016 18:04:31 -0300

De acordo!!!

Bjs
Ana

Que bom! (Ainda bem...)


Tue, 12 Apr 2016 18:51:11 -0300

... e fico pensando,
de novo,
no seu jeito de pensar...

      sem assinatura

Acho que não vale à pena...Eu, talvez, devesse ser mais consciente dele...

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457459.22291.1381