Longos cabelos sedosos...

19/09/97

- Minha senhora, por favor, um minutinho de sua atenção. Na sua opinião quais são os fatores que mais impressionam a um homem, que ele mais leva em conta, quando escolhe uma mulher?

A mulher pára, na porta do supermercado, olha o sujeito de alto a baixo, e concede:

- É pra Globo? Diante da negativa, não era, era para uma emissora concorrente - minto: dizer que a Manchete é concorrente da Globo é, no mínimo uma deslavada inverdade, que é a palavra que se usa para não dizer mentira, quando chamar de mentiroso pode ter alguma conseqüência. Aqui, é mentira mesmo, mas o que importa é que a pesquisa era para a tevê Manchete e, até isso é mentira. O que importa, mesmo, é a pergunta, lá de cima, que se fazia na pesquisa: o que é importante para um homem na escolha de uma companheira. Já pensou nisso, leitora fiel?

A própria cena é mentira, ficção pura, pura imaginação. Melhor assim, pois fazemos a dona Rita - o nome seria dito no final da entrevista - colocar suas sacolas no chão, e começar a resposta, com uma pequenina lição:

- Olha, vou dizer uma coisa pra você: sua pergunta não devia ser assim... você podia perguntar, quando quer uma mulher. Sabe por quê? Porque é a mulher quem escolhe, sempre. O homem não tem a menor chance, se a mulher escolheu um homem, o destino dele tá selado... O entrevistador, era um rapaz que fazia a pergunta, parou e a mediu com o olhar. Devia ter uns trinta, trinta e poucos anos, pensou lá com sua prancheta e papéis: - pode ter sido bem bonita, até, mais jovem. E arriscou dar trela, apesar das recomendações em contrário do supervisor: - qualquer uma? A senhora diria que qualquer uma sempre escolhe?

E aí, fiel leitor? Já tem a sua resposta? Quer que invente um pouquinho mais de tolices para lhe dar tempo de pensar? Podemos criar um clima de quase paquera, entre a entrevistada e o pesquisador. Mas por favor não se distraia e anote aí o que seria, na sua opinião, mais desejável, mais relevante, mais importante numa mulher, para um homem. Ou então, esquece e vamos aos dados obtidos pelo tal programa de televisão, um desses que fazem concorrência com a sessão da tarde e para os quais se supõe uma audiência com unanimidade de sexo e profissão: prendas domésticas. Aos números, que me foram transmitidos por uma amiga, assim que acabou de assistir e tive o cuidado de anotar.

40% das mulheres apontaram as qualidades de boa mãe e boa esposa, como o que mais interessa a um homem na hora de escolher uma mulher. Não é maioria absoluta, nem mesmo simples, mas é um número respeitável: 40% - quase a metade!

Um terço quase - 30% - achava que mais importante ainda era a mulher ser honesta. Não sei como foi feita a pesquisa, aquilo que os institutos de pesquisa chamam de metodologia empregada. Mas isso não tem muita importância aqui. Agora, apontar a honestidade com todo esse peso é interessante... interessantíssimo, aliás. Pensando bem, as dores provocadas pela falta de honestidade já foram apontadas como as mais terríveis que um homem pode sofrer - já vi muito homem compará-las às dores do parto! Ora, as duas primeira respostas, juntas, faziam uma maioria esmagadora. Aí sim, maioria, absoluta, absolutíssima - 70% das entrevistadas - estavam convencidas de que, para os homens, as qualidades decisivas numa mulher eram: ser boa mãe, boa esposa e, claro, honesta. Os outros 30% se dividiam por várias respostas diferentes, inclusive o "não sabe", de toda pesquisa.

A leitora fiel me perguntará: - sim, e daí? Que graça têm esses números? Onde você quer chegar? Calma, não há mesmo a menor graça em saber que as mulheres, numa respeitável maioria, pensam que os homens pensam assim. A única graça poderia vir de saber, dos homens, o que eles acham mais importante, quando escolhem uma mulher... Foi exatamente o que o tal programa fez. Botou outro time de pesquisadoras perguntando para os distintos cavalheiros, quais eram para eles, os aspectos mais importantes quando escolhem um mulher. Quer saber?

Os mesmo 40%, quase metade do eleitorado das princesas foi categórico: para eles, o mais importante é que fossem morenas. 30% discordavam, e achavam mais importante, ainda, que fossem bem feitas de corpo e, entre as variadas respostas dos30% restantes, 7% achavam decididamente importante que tivessem, as suas eleitas, cabelos longos...

|home| |índice das crônicas| |mail| |anterior|




29