de esporadicidade imprevisível

De tios e tias

16/04/18

Os nomes destinados a indicar relações de parentesco sempre foram capazes de me desnortear. Quando alguém menciona fulano é genro de beltrano ou sicrano é cunhado de fulana etc., preciso parar e "fazer contas", quase sempre com dificuldades maiores do que se a alusão fosse a uma relação numérica, por exemplo e, pior, é comum compreender erroneamente o parentesco mencionado.

Ontem, todavia, deparei-me com uma palavra desconhecida, cujo significado ultrapassou minha capacidade de entender vínculos de consanguinidade ou afinidade. O termo é avunculado, definido pelos dicionários como "em certos grupos sociais, institucionalização da autoridade do tio materno em relação ao sobrinho, sendo este último companheiro daquele e herdeiro de sua dignidade e posição social".

Na verdade, a palavra encontrada, em uma tradução de um conto de Agatha Christie, foi o adjetivo de dois gêneros avuncular que, diz o dicionário, pode ser "relativo ao tio ou à tia" ou "relativo ao tio ou à tia materna". Avunculado era vizinha no dicionário e sua definição tornava-me mais obscuro o universo das relações de parentesco.

Certamente tal deficiência deve implicar em outras, de natureza psicológica, comprometedoras de um relacionamento social saudável, de uma maior facilidade nas relações humanas, sejam familiares, profissionais ou sociais. Não tenho estes dons.

Pergunto-me se a definição do dicionário omitiu intencionalmente a herança patrimonial enquanto aprendo, com uma rápida pesquisa na internet, existirem, ainda, avunculicídio e avunculicida para o assassínio e o assassino(a) do próprio tio materno. Por fim, descubro existir a mesma palavra na língua inglesa, avuncular e avunculaire, em francês...

Os antigos romanos com seu latim constituíram, sem dúvida, uma civilização muito influente e cheia de "parentes".


NOTA: O VOLP registra apenas avunculado, adj.; avuncular, adj.2g. e avunculato, s.m..

Wed, 18 Apr 2018 10:27:39 -0300

Putz, que palavrinha feia e difícil porém, mais uma que aprendi através de ti.
Grazie!
Como sempre, adorei a crônica.

      sem assinatura

Fico contente com suas palavras.

De fato, achei a "palavrinha" tão feiosa que o jeito foi torná-la uma crônica. Somos mesmo, com certeza, o Homo verbalis... Não é à toa que "no princípio era o Verbo".

Obrigado,


Sat, 21 Apr 2018 12:54:47 -0300

eu li essa no dia que chegou, mas não comentei e, Clode, você encontra cada palavra mais esquisita, hein, caro leitor de dicionário?!?!
A crônica, ótima, como sempre

      sem assinatura

Leitor de dicionário, sim, mas avuncular veio-me em um conto da Agatha Christie.
Esquisitíssima, sim, daí a crônica.
Obrigado.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458225.05221.1712