Publicação esporádica para se perder como inútil mugido de vaca.

Dois sorrisos

10/09/13

Na noite de domingo, um espetáculo grandioso: a Lua e Vênus ofuscaram os demais programas a partir do escurecer. Aqui, mais ou menos sobre o trópico de Capricórnio e a quase 47º de longitude oeste - para os maníacos de precisão: 23º 34' 21"" de latitude sul e 46º 51' 10"" de longitude oeste - a aproximação dos dois astros foi de suspender a respiração. Shows de televisão, apresentações de cantores, orquestras ou bandas, peças teatrais, filmes premiados e tudo mais curvou-se ao show celestial que, certamente, desde um passado remotíssimo se repete e aturde nossos ancestrais, em uma atmosfera menos poluída e mais escura, sem a feérica reverberação urbana.

A estrela brilhante, a estrela Vésper, em verdade o planeta mais próximo da Terra, Vênus, coincidiu com a ponta do sorriso da Lua, acima do horizonte. Quem contemplou por algum tempo a conjunção dos dois corpos celestes, percebeu o satélite "subir" em relação ao planeta. Ontem, quando a luz solar difusa na atmosfera se esvaiu, acendendo, então, os dois astros mais brilhantes dos céus, já era grande a distância aparente entre eles.

Minha nora, quando de sua primeira visita ao Brasil, comentou nunca ter visto um crescente com sorriso da Lua, nos Estados Unidos da América, seu país natal. Afirmou ser o crescente (ou minguante, antes do sol nascer), lá, quase sempre na vertical e, contente, divertia-se por, no Brasil a Lua sorrir. Gostei da imagem e passei a também ver ali um sorriso.

Por fim, entre as fotografias do evento, que vi na internet, não vi nenhuma feita com uma teleobjetiva mais potente ou com uma luneta ou telescópio, onde um aspecto a mais enriqueceria o show: Vênus, por estar entre o Sol e a Terra, apresenta fases, como a Lua. Uma imagem mais ampliada e mais definida mostraria dois sorrisos - um, minusculo e outro imenso.

Alguns links para imagens: 1, 2 e 3.

September 10, 2013 10:24 PM

... e eu e a Bia ficamos um tempão imóveis olhando pra cima...

silenciosamente...

inesquecível...

      sem assinatura

Fomos pelo menos três, então. Coisa rara e muito bela.

bjs,


September 11, 2013 10:41 AM

Oi Clode!
Uma dádiva, poder contemplar essas belezuras, né?
E a Wendy, tem notícias dela?
beijo!
Aida

Sem dúvida.

Ela veio me visitar, há alguns anos, com o marido e quatro filhos (um na barriga)! Depois disto não tive mais notícias.

bj,


September 11, 2013 8:54 PM

Quando olhei pro Céu e vi este espetáculo, foi uma coisa!
Fiquei louca, me deu vontade de capturar o momento de tão lindo!
Não tenho uma Super câmera, preferi ficar olhando e sonhando.
Adorei os sorrisos! Viva a beleza natural da vida aqui na terra, com o céu e os astros a nos abençoar.
Beijos estrelados
MH

Que legal você ter deixado de lado esse nosso vício de querer capturar e colecionar todas as coisas. Incomoda-me um pouco esta faceta de colecionador, sempre pronto para fotografar, filmar, gravar... Melhor curtir a vida ao vivo, no momento e estar pronta para a surpresa do momento seguinte.

bjs,


September 11, 2013 10:08 PM

gente que coisa mais linda, vc é um poeta de coração
assim como sua nora, tbm prefiro o sorriso da lua daí
bjs Maren

Aí não tem uma fatia de Lua na horizontal? Deve ter, pois a Lua ora está mais ao sul, ora mais ao norte, não?

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2456545.65436.1183