autorretrato 

Energúmeno

23/11/15

Um grupo de rapazes formava uma roda na calçada à beira-mar, perto da areia. De longe se percebia o entusiasmo da conversa, apropriado às idades. Falavam alto, cheios de energia. Por isto, ao passar por eles, uma palavra em particular se destacou a meus ouvidos: energúmeno. Surpreendeu-me ouvi-la ali.

Há pouco tempo, um amigo expôs a ideia de aumentar com a idade nosso interesse por palavras pouco usadas e, entre as por ele mencionadas como exemplo, estava energúmeno, com todas as letras e o indefectível acento a lhe assinalar a condição de proparoxítona.

Velha conhecida, pois em minha juventude a ouvia de tempos em tempos na fala correta e sempre elegante de meu pai. (De suas estantes usufruí, entre muitos outros livros, um pequeno opúsculo: Louçanias de Linguagem, uma coletânea de palavras e locuções requintadas, pouco usuais no português comum. Entre os sinônimos de louçania citam-se garbo, elegância e garrido, sim garrido, palavra que só vi usada na segunda parte do hino brasileiro).

Apesar disto, se conheci o exato significado de energúmeno o esqueci de todo, para só agora o reencontrar por causa dos rapazes tagarelas. A palavra vem do grego e significa, ao pé da letra, possuído pelo demônio, endemoniado. Costuma ser mais usada, atualmente, como qualificativo de alguém exaltado ou desestabilizado por alguma paixão ou, simplesmente, idiota.

imagem da internet
imagem da internet

Ao reaprender seu significado primeiro, me ocorreu a hipótese de serem os verdadeiros energúmenos quem, por ignorância ou má-fé, se presta às encenações na televisão das cenas patéticas de "expulsões de demônios" supostamente a possuírem tais criaturas. Como reagiria quem se intitula "pastor" (de rebanhos de telespectadores, é óbvio) se lhes cobrassem contas de seus fieis energúmenos?

Mas trata-se apenas de uma palavra e a palavra nunca é a coisa.

Mon, 23 Nov 2015 15:15:22 -0200

BOA! Me lembro da Louçanias, de ver este livro, mas nunca o li. A linguagem do papai era "louçã", rs! Nunca soube que energúmeno podia ser endemoniado, achava que era sacana, estúpido.

      sem assinatura

O livro ficou comigo e, hoje, dorme em alguma caixa lá na Granja...


Thu, 26 Nov 2015 19:09:34 -0200

Muuuuito bom...

E a palavra final... um achado!!

Sou irmão de um sábio...

bjo

Sim, a palavra nunca é aquilo que simboliza...

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457349.61587.1334