Esquecimento

21/03/17

Bem, ligarei outra vez o computador para procurar... ah, droga, esqueci o que queria fazer... restou-me apenas a lembrança de ser necessário voltar ao computador, ligá-lo novamente (pois há pouco o desligara) e em poucos minutos se evaporou a essência na minha lembrança...

Com o passar do tempo se enferrujam mesmo as conexões entre neurônios, parece... Por outro lado, não somos computadores e a perda de dados em geral é menos grave para nós. A vida não pode ser comparada à mais bela fórmula, ao mais tocante poema, nem mesmo à Nona Sinfonia!

Todavia, rumina ainda em meu âmago o desejo de lembrar o fato esquecido... Que fazer? Aproveite para observar o desejo em si - cochicha uma voz em mim. O desejo, mola propulsora de tantas ações! O desejo, objeto de incontáveis especulações seja na filosofia, na psicologia, na religião...

Entretanto, não é fácil acompanhar o fluxo tumultuado de nosso pensar. Pensamentos quase simultâneos se atropelam. Cogitações paralelas desviam a atenção e o próprio, desejo se atenua em meio à confusão. O desejo, aquilo denominado pelo poeta "bruta flor do querer".

O desejo, em geral, está ligado ao prazer, desejamos aquilo capaz de nos traz prazer (ou termina um sofrimento). O prazer, no entanto, é uma espécie de armadilha, quase sempre é efêmero e ao findar cria a demanda por mais prazer.

O desejo de prazer, por seu lado, fabrica outra arapuca na perpetuação do desejo pelo pensamento, substituindo uma manifestação natural da vontade por uma ideia, um alvo perseguido mentalmente, insolúvel, isto é, incapaz de desaparecer como some o querer de um sentimento natural.

Abandonada a si mesma, a vontade vem e depois desaparece. Já o pensamento carrega o desejo indefinidamente, com a imaginação e todo maquinismo cerebral a alimentá-lo.

Que importa o que esqueci?

Tue, 21 Mar 2017 15:00:03 -0300

Tenho lido muito sobre desejo, em textos sobre meditação. Um dos efeitos da meditação pode ser baixar a onda desse fluxo de desejos nunca satisfeito (quando se satisfaz um, surgem outros mais mais mais) e de pensamentos desenfreados na nossa mente.

      sem assinatura

Tomara que funcione!
É muito difícil lidar com essas coisas dentro de nós.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457834.12251.1557